A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sheyla
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Caetano, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/32412
Resumo: Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.
id RCAP_5279641dbec9000a499f97640e66210e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/32412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em focoÉticaCompetência ProfissionalFormaçãoPedagogoEste artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.This article aims to understand ethics as an autonomous and transversal professional competence in the field of pedagogues’ training. It discusses the aspects of competence and professional competence; of ethics, professional ethics as competence in the core of the pedagogues’ training. Ii is a qualitative research, based on the literature review of renowned thinkers in the field of competences. It dialogues especially with Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela and Silva (2010), Garcia (1999) and Perrenoud (2000). It inaugurates the discussion of ethics as a transversal dimension of praxis and maximum competence in the body of professional training.Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do SulRepositório da Universidade de LisboaMacedo, SheylaCaetano, Ana2018-03-19T16:44:24Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/32412porMacedo, S., & Caetano, A. P. (2017). A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação & Realidade, 42(2), 627-648. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236560780100-3143 (Print)http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/32412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:36.746064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
title A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
spellingShingle A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
Macedo, Sheyla
Ética
Competência Profissional
Formação
Pedagogo
title_short A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
title_full A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
title_fullStr A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
title_full_unstemmed A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
title_sort A Ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco
author Macedo, Sheyla
author_facet Macedo, Sheyla
Caetano, Ana
author_role author
author2 Caetano, Ana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sheyla
Caetano, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Competência Profissional
Formação
Pedagogo
topic Ética
Competência Profissional
Formação
Pedagogo
description Este artigo visa compreender a ética como competência profissional transversal e autônoma no campo da formação do pedagogo. Discute as temáticas da competência e competência profissional; da ética, ética profissional como competência no cerne da formação do pedagogo. É pesquisa de cunho qualitativo, assente na revisão de literatura de renomados pensadores na esfera das competências profissionais. Dialoga especialmente com Boterf (2003), Caetano (2010), Estrela e Silva (2010), Garcia (1999) e Perrenoud (2000). Inaugura a discussão da ética enquanto dimensão práxis transversal e competência máxima no corpo da formação profissional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-19T16:44:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/32412
url http://hdl.handle.net/10451/32412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Macedo, S., & Caetano, A. P. (2017). A ética como competência profissional na formação: o pedagogo em foco. Educação & Realidade, 42(2), 627-648. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078
0100-3143 (Print)
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134402833285120