Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sombrio, Katia Nerbass
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_670b72e90a0cdb9460b9e3620e34a010
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85707
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreiraPsicologiaProfissõesProfessores de ensino de primeiro grauEscolha (Psicologia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O objetivo principal deste trabalho dissertativo é compreender os papéis orientadores do trabalho docente, analisando-se os motivos e valores subjacentes da escolha profissional das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa buscou-se o Grupo "Ensinar e Aprender Matemática: transpondo desafios", coordenado pelo Mestrado de Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)-Itajaí-SC. constituído por 11 (onze) professoras, com experiência profissional, em processo de educação continuada. Ao caracterizar os "sujeitos de pesquisa," professoras municipais das séries iniciais do Ensino Fundamental, todas do sexo feminino, confirmou-se os últimos dados estatísticos da CNTE, direcionando inicialmente a pesquisa para a questão de gênero.A Teoria do Desenvolvimental ou Evolutiva da Escolha Profissional é destacada por apresentar a "escolha profissional" como um processo seqüencial, contínuo, acompanhando todas as etapas da vida do ser humano. As Teorias Desenvolvimentais priorizadas na pesquisa foram a de Donald Super, com os Determinantes dos Padrões de Carreira e os Estágios de Vida e Subestágios; e a de Edgar Schein, com a Teoria das Fases da Carreira e as Âncoras de Carreira. O método utilizado foi o qualitativo, representado pela análise temática de conteúdo, de Bardin (1977), e pela estratégia de análise qualitativa de conteúdo por emparelhamento, de Laville e Dionne (1999), que se complementam ao associarem os instrumentos utilizados "Inventário de Orientação de Carreira", "dados biográficos" e "entrevista semi-estruturada" ao modelo teórico. Ao analisar os resultados observou-se a importância dos motivos de ordem familiar. As âncoras de carreira primárias predominantes foram: Vontade de servir/Dedicação a uma causa e Segurança/Estabilidade. Quanto às âncoras de carreira secundárias destacaram-se: Estilo de Vida e Segurança/Estabilidade.Florianópolis, SCSoares, Dulce Helena PennaUniversidade Federal de Santa CatarinaSombrio, Katia Nerbass2012-10-20T21:57:33Z2012-10-20T21:57:33Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.| il., tabs.application/pdf199571http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:29:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:29:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
title Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
spellingShingle Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
Sombrio, Katia Nerbass
Psicologia
Profissões
Professores de ensino de primeiro grau
Escolha (Psicologia)
title_short Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
title_full Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
title_fullStr Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
title_full_unstemmed Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
title_sort Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
author Sombrio, Katia Nerbass
author_facet Sombrio, Katia Nerbass
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Dulce Helena Penna
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sombrio, Katia Nerbass
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Profissões
Professores de ensino de primeiro grau
Escolha (Psicologia)
topic Psicologia
Profissões
Professores de ensino de primeiro grau
Escolha (Psicologia)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T21:57:33Z
2012-10-20T21:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 199571
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707
identifier_str_mv 199571
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652186767327232