Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreira
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Ser professora - o sentido de uma escolha: um estudo sobre âncoras de carreiraPsicologiaProfissõesProfessores de ensino de primeiro grauEscolha (Psicologia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O objetivo principal deste trabalho dissertativo é compreender os papéis orientadores do trabalho docente, analisando-se os motivos e valores subjacentes da escolha profissional das professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização desta pesquisa buscou-se o Grupo "Ensinar e Aprender Matemática: transpondo desafios", coordenado pelo Mestrado de Educação da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)-Itajaí-SC. constituído por 11 (onze) professoras, com experiência profissional, em processo de educação continuada. Ao caracterizar os "sujeitos de pesquisa," professoras municipais das séries iniciais do Ensino Fundamental, todas do sexo feminino, confirmou-se os últimos dados estatísticos da CNTE, direcionando inicialmente a pesquisa para a questão de gênero.A Teoria do Desenvolvimental ou Evolutiva da Escolha Profissional é destacada por apresentar a "escolha profissional" como um processo seqüencial, contínuo, acompanhando todas as etapas da vida do ser humano. As Teorias Desenvolvimentais priorizadas na pesquisa foram a de Donald Super, com os Determinantes dos Padrões de Carreira e os Estágios de Vida e Subestágios; e a de Edgar Schein, com a Teoria das Fases da Carreira e as Âncoras de Carreira. O método utilizado foi o qualitativo, representado pela análise temática de conteúdo, de Bardin (1977), e pela estratégia de análise qualitativa de conteúdo por emparelhamento, de Laville e Dionne (1999), que se complementam ao associarem os instrumentos utilizados "Inventário de Orientação de Carreira", "dados biográficos" e "entrevista semi-estruturada" ao modelo teórico. Ao analisar os resultados observou-se a importância dos motivos de ordem familiar. As âncoras de carreira primárias predominantes foram: Vontade de servir/Dedicação a uma causa e Segurança/Estabilidade. Quanto às âncoras de carreira secundárias destacaram-se: Estilo de Vida e Segurança/Estabilidade.Florianópolis, SCSoares, Dulce Helena PennaUniversidade Federal de Santa CatarinaSombrio, Katia Nerbass2012-10-20T21:57:33Z2012-10-20T21:57:33Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 f.| il., tabs.application/pdf199571http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85707porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T13:29:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T13:29:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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