GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190541 |
Resumo: | Tendo por foco a Gestão do Ensino Superior esta pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a importância conferida pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) catarinense às disciplinas do núcleo de conteúdos básicos definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Para isso propomo-nos estudar a relevância da educação tecnológica frente às exigências do século XXI; verificar a importância concedida pelos alunos a uma formação não apenas técnica, mas também humanista; e, por fim, sugerir ações didático-pedagógicas para que os cursos em estudo possam elevar o comprometimento dos seus alunos com relação às disciplinas pesquisadas. Além da pesquisa bibliográfica recorreremos à aplicação de um questionário, composto por perguntas fechadas, no qual foram listadas todas as disciplinas que compõe o referido núcleo e que fazem parte da matriz curricular da IES onde o estudo foi realizado. De posse desse questionário, os alunos atribuíram à cada disciplina um dos seguintes conceitos: sem interesse; sem opinião, muito interessante. A análise dos dados caracteriza-se como descritiva. O estudo nos permite concluir que os acadêmicos não consideram relevantes para sua futura profissão as disciplinas de cunho humanístico, o que evidencia ser premente e urgente uma revisão na Gestão do Ensino dos cursos pesquisados. |
id |
UFSC_673c02ad3f1fcea09de48e67604e6388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190541 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNSTendo por foco a Gestão do Ensino Superior esta pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a importância conferida pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) catarinense às disciplinas do núcleo de conteúdos básicos definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Para isso propomo-nos estudar a relevância da educação tecnológica frente às exigências do século XXI; verificar a importância concedida pelos alunos a uma formação não apenas técnica, mas também humanista; e, por fim, sugerir ações didático-pedagógicas para que os cursos em estudo possam elevar o comprometimento dos seus alunos com relação às disciplinas pesquisadas. Além da pesquisa bibliográfica recorreremos à aplicação de um questionário, composto por perguntas fechadas, no qual foram listadas todas as disciplinas que compõe o referido núcleo e que fazem parte da matriz curricular da IES onde o estudo foi realizado. De posse desse questionário, os alunos atribuíram à cada disciplina um dos seguintes conceitos: sem interesse; sem opinião, muito interessante. A análise dos dados caracteriza-se como descritiva. O estudo nos permite concluir que os acadêmicos não consideram relevantes para sua futura profissão as disciplinas de cunho humanístico, o que evidencia ser premente e urgente uma revisão na Gestão do Ensino dos cursos pesquisados.INPEAU/UFSC2018-10-16T17:28:02Z2018-10-16T17:28:02Z2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-05-9https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190541SILVA, KELY MARA PEDROSO DAGOBBO, ANDRÉPOFFO, GABRIELLA DEPINÉFAHT, BEATRIZ HERINGporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-16T17:28:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190541Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-16T17:28:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
title |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
spellingShingle |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS SILVA, KELY MARA PEDROSO DA |
title_short |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
title_full |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
title_fullStr |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
title_sort |
GESTÃO DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO SÉCULO XXI: A IMPORTÂNCIA CONFERIDA PELOS ALUNOS DE ENGENHARIA ÀS DISCIPLINAS DO NÚCLEO DE CONTEÚDOS BÁSICOS DEFINIDAS PELAS DCNS |
author |
SILVA, KELY MARA PEDROSO DA |
author_facet |
SILVA, KELY MARA PEDROSO DA GOBBO, ANDRÉ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ FAHT, BEATRIZ HERING |
author_role |
author |
author2 |
GOBBO, ANDRÉ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ FAHT, BEATRIZ HERING |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, KELY MARA PEDROSO DA GOBBO, ANDRÉ POFFO, GABRIELLA DEPINÉ FAHT, BEATRIZ HERING |
description |
Tendo por foco a Gestão do Ensino Superior esta pesquisa busca responder a seguinte problemática: Qual a importância conferida pelos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) catarinense às disciplinas do núcleo de conteúdos básicos definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs)? Para isso propomo-nos estudar a relevância da educação tecnológica frente às exigências do século XXI; verificar a importância concedida pelos alunos a uma formação não apenas técnica, mas também humanista; e, por fim, sugerir ações didático-pedagógicas para que os cursos em estudo possam elevar o comprometimento dos seus alunos com relação às disciplinas pesquisadas. Além da pesquisa bibliográfica recorreremos à aplicação de um questionário, composto por perguntas fechadas, no qual foram listadas todas as disciplinas que compõe o referido núcleo e que fazem parte da matriz curricular da IES onde o estudo foi realizado. De posse desse questionário, os alunos atribuíram à cada disciplina um dos seguintes conceitos: sem interesse; sem opinião, muito interessante. A análise dos dados caracteriza-se como descritiva. O estudo nos permite concluir que os acadêmicos não consideram relevantes para sua futura profissão as disciplinas de cunho humanístico, o que evidencia ser premente e urgente uma revisão na Gestão do Ensino dos cursos pesquisados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-16T17:28:02Z 2018-10-16T17:28:02Z 2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-05-9 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190541 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-05-9 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652355525148672 |