Vídeos que se dizem aulas de ciências da natureza no YouTube: construção de instrumento para análise didático-pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Eduarda de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229078
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.
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spelling Vídeos que se dizem aulas de ciências da natureza no YouTube: construção de instrumento para análise didático-pedagógicaEducação científica e tecnológicaCiênciaEnsino audiovisualYoutube (Recurso eletrônico)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2021.Muitos trabalhos vêm apontando para as potencialidades das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) frente ao processo educativo, especialmente em relação aos materiais audiovisuais, como os vídeos que se dizem aulas (VDA). Atualmente, os VDA do YouTube, dada a sua gratuidade, popularidade e foco nos exames, têm se tornado um espaço educativo bastante utilizado pelos estudantes, especialmente do ensino médio, que consomem rotineiramente dessas produções no site. Junto a isso, um grupo de canais de VDA vem se estabelecendo no YouTube, movimentando uma legião de seguidores e milhões de visualizações. A revisão bibliográfica, de cunho qualitativo e exploratório, realizada no início desta pesquisa indicou que os VDA de Ciências presentes no YouTube têm suprido necessidades educacionais dos estudantes por meio da participação em seu processo formativo fora da escola. Ainda, salvo exceções, os trabalhos apontam para uma hipervalorização desse espaço que, por vezes, gera comparações descabidas entre as aulas ditas ?tradicionais? da educação escolar e os VDA no site, desconsiderando, a princípio, o conteúdo pedagógico que esses vídeos apresentam, assim como a face empresarial do YouTube. Dessa forma, frente a algumas lacunas encontradas nas pesquisas sobre o tema, este trabalho teve como objetivo desenvolver um instrumento de análise para investigar características didático-pedagógicas em VDA de ciências no YouTube. O intuito foi identificar limites e potencialidades sobre a que esses vídeos se propõem como aula, assim como do desempenho do instrumento como ferramenta de análise dessas produções. Dessa maneira, no percurso metodológico, construíram-se instrumentos de caracterização e análise de VDA de ciências do YouTube através da reunião de aspectos e itens que contribuíssem com o esclarecimento das características didático-pedagógicas e do Ensino de Ciências propagado por essas produções. Também, os instrumentos foram experimentados a partir da análise do VDA de Biologia mais popular dos dois canais mais citados nos trabalhos encontrados na revisão da literatura. A partir da análise dos VDA, percebeu-se que, ainda que pautados no discurso de inovação educacional, a investigação dos itens apontou para uma semelhança desses materiais com aulas ditas tradicionais, além de diversas lacunas no que tange a um Ensino de Ciências que reconheça a natureza da ciência. Sobre o instrumento, ainda que o processo analítico tenha sido longo e que os itens que envolvem interações interpessoais foram difíceis de serem analisados, ele se mostrou adequado ao que se propõe, permitindo o levantamento das características pretendidas nos VDA analisados. Assim sendo, compreendendo que o instrumento não é um produto acabado, já que está sujeito a mudanças, e que o número de VDA analisados foi pequeno, os resultados encontrados estimulam o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema.Abstract: Many works have been pointing out the potentialities of the Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the educational process, especially in regard to audiovisual materials, such as videos that call themselves classes (VCC). Currently, the VCC known as YouTube classes, given their free nature, popularity and focus on exams, have become an educational space widely used by students, especially those in high school, who routinely consume these productions on the website. Along with this, a group of channels of VCC who produce so-called educational videos have been establishing themselves on YouTube, moving a legion of followers and accumulating millions of views. Literature review, exploratory and qualitative in nature, done at the beginning of this research, indicated that the VCC on Sciences present on YouTube have been fulfilling the educational needs of students by being a part of their development process outside of school. Still, with a few exceptions, research points to an overvaluation of this space that, at times, generates inappropriate comparisons between the so-called ?traditional? classes of formal education and the VCC on the website, not taking into consideration the pedagogical content that these videos present, as well as the business face of YouTube. Thus, given some gaps found in the research on the subject, this work aimed to develop an analysis instrument in order to investigate didactic-pedagogical characteristics in science VCC on YouTube, with the intention of assessing the limits and potentialities of these videos as classes, as well as the performance of the instrument as a tool for analyzing these productions. Thus, in the methodological path, from various elements, instruments were built for the characterization and analysis of science VCC on YouTube through the gathering of aspects and items that contributed to the clarification of the didactic-pedagogical characteristics and the teaching of Science propagated by these productions. Furthermore, the instruments were experimented with based on the analysis of a the most popular Biology VCC in the works found in the literature review. From the analysis of the VCC, it was noticed that although based on the discourse of educational innovation, the investigation of the items pointed to a similarity of these materials with the traditional classes, as well as several shortcomings concerning a teaching of Sciences which recognizes the nature of science. About the instrument, even though the analytical process was long and the items that involve interpersonal relationships were difficult to analyze, it proved to be adequate to its purpose, allowing for the assessment of the intended characteristics of the analyzed VCC. Thus, comprehending that the instrument is an unfinished product, and seeing as it is subject to change, and the number of analyzed VDA was small, the results found stimulate the development of more research on the subject.Duso, LeandroMaestrelli, Sylvia Regina PedrosaUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Maria Eduarda de2021-10-14T19:28:00Z2021-10-14T19:28:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p.| il.application/pdf372889https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229078porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:28:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229078Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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