De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanete Batista dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guimarães, Marcos Denilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415
Resumo: Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834
id UFSC_675acad56445905d4f89b90b4bc5eaa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190415
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenhoRui BarbosaFerdinand BuissonMétodo intuitivoDesenhoEnsino PrimárioDisponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834Com o propósito de caracterizar o Desenho no ensino primário brasileiro das décadas finais do século XIX buscamos neste artigo desvendar em que medida os métodos prescritos para o ensino primário foram resultantes de apropriações de modelos oriundos de outros países. Para isso inicialmente foi examinada uma produção de Rui Barbosa (trata-se do parecer da Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública das Obras Completas de Rui Barbosa vol. X, Tomo II, 1883) em busca de pistas sobre as finalidades do Desenho na proposta pedagógica divulgada por esse intelectual. Em seguida, inspirados em Bastos (2000), procuramos arrolar elementos de aproximação e distanciamento em relação a apropriação do método intuitivo e/ou lições de coisas proposto por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino de Desenho a partir do entendimento posto a circular por Ferdinand Buisson (1841-1932). Constamos que ao que tudo indica, Rui Barbosa fez outras apropriações para o modelo de ensino primário brasileiro. Para os dois, o método intuitivo era considerado como o fundamento de todo o conhecimento. Porém, enquanto Ferdinand Buisson entende método intuitivo e “lições de coisas” como situações diferentes, para Rui Barbosa as “lições de coisas” era o próprio método intuitivo cujo ensino prático e utilitário do Desenho deveria ser ensinado por esse processo.Revista Diálogo Educacional2018-10-10T21:53:25Z2018-10-10T21:53:25Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016.1518-3483https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415Santos, Ivanete Batista dosGuimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T21:53:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190415Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T21:53:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
title De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
spellingShingle De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
Santos, Ivanete Batista dos
Rui Barbosa
Ferdinand Buisson
Método intuitivo
Desenho
Ensino Primário
title_short De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
title_full De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
title_fullStr De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
title_full_unstemmed De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
title_sort De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
author Santos, Ivanete Batista dos
author_facet Santos, Ivanete Batista dos
Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
author2 Guimarães, Marcos Denilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanete Batista dos
Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Rui Barbosa
Ferdinand Buisson
Método intuitivo
Desenho
Ensino Primário
topic Rui Barbosa
Ferdinand Buisson
Método intuitivo
Desenho
Ensino Primário
description Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2018-10-10T21:53:25Z
2018-10-10T21:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016.
1518-3483
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415
identifier_str_mv SANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016.
1518-3483
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
publisher.none.fl_str_mv Revista Diálogo Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288708837376