De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834 |
id |
UFSC_675acad56445905d4f89b90b4bc5eaa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190415 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenhoRui BarbosaFerdinand BuissonMétodo intuitivoDesenhoEnsino PrimárioDisponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834Com o propósito de caracterizar o Desenho no ensino primário brasileiro das décadas finais do século XIX buscamos neste artigo desvendar em que medida os métodos prescritos para o ensino primário foram resultantes de apropriações de modelos oriundos de outros países. Para isso inicialmente foi examinada uma produção de Rui Barbosa (trata-se do parecer da Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública das Obras Completas de Rui Barbosa vol. X, Tomo II, 1883) em busca de pistas sobre as finalidades do Desenho na proposta pedagógica divulgada por esse intelectual. Em seguida, inspirados em Bastos (2000), procuramos arrolar elementos de aproximação e distanciamento em relação a apropriação do método intuitivo e/ou lições de coisas proposto por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino de Desenho a partir do entendimento posto a circular por Ferdinand Buisson (1841-1932). Constamos que ao que tudo indica, Rui Barbosa fez outras apropriações para o modelo de ensino primário brasileiro. Para os dois, o método intuitivo era considerado como o fundamento de todo o conhecimento. Porém, enquanto Ferdinand Buisson entende método intuitivo e “lições de coisas” como situações diferentes, para Rui Barbosa as “lições de coisas” era o próprio método intuitivo cujo ensino prático e utilitário do Desenho deveria ser ensinado por esse processo.Revista Diálogo Educacional2018-10-10T21:53:25Z2018-10-10T21:53:25Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016.1518-3483https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415Santos, Ivanete Batista dosGuimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T21:53:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190415Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T21:53:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
title |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
spellingShingle |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho Santos, Ivanete Batista dos Rui Barbosa Ferdinand Buisson Método intuitivo Desenho Ensino Primário |
title_short |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
title_full |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
title_fullStr |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
title_full_unstemmed |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
title_sort |
De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho |
author |
Santos, Ivanete Batista dos |
author_facet |
Santos, Ivanete Batista dos Guimarães, Marcos Denilson |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Marcos Denilson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivanete Batista dos Guimarães, Marcos Denilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rui Barbosa Ferdinand Buisson Método intuitivo Desenho Ensino Primário |
topic |
Rui Barbosa Ferdinand Buisson Método intuitivo Desenho Ensino Primário |
description |
Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1933/1834 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08 2018-10-10T21:53:25Z 2018-10-10T21:53:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016. 1518-3483 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415 |
identifier_str_mv |
SANTOS, I. B.; GUIMARÃES, M. D. De Rui Barbosa a Ferdinand Buisson: uma investigação sobre como ensinar desenho. Revista Diálogo Educacional, v. 16, n. 48, p. 321 - 338, 2016. 1518-3483 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Diálogo Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652288708837376 |