A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raphaela Bang
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_67a88c1a8a669430c69b5b73314de092
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240465
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande FlorianópolisFormação inicial de professoresEJACurso de PedagogiaGrande FlorianópolisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Neste trabalho objetivou-se compreender como se deve constituir a Formação Inicial de Professores para a EJA em Curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública da Grande Florianópolis. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico a análise de documentos dos Curso selecionados, identificando o espaço da EJA nas matrizes curriculares, nos ementários das disciplinas e nos projetos pedagógicos de cinco Cursos de Pedagogia da Grande Florianópolis, quais sejam: Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal de Santa Catarina-Palhoça; Faculdade Municipal de Palhoça e; Centro Universitário de São José. Estas estão localizadas em três Municípios da Região (duas em Florianópolis, uma em São José e duas em Palhoça) e representam a totalidade da oferta da formação inicial de professores no referido Curso em instituições públicas da região. Entre os resultados da pesquisa evidenciamos: que a EJA está presente nos CPe escolhidos com espaços distintos nas matrizes curriculares; porém, nenhum dos Cursos analisados tem a EJA como eixo norteador. consideramos importante ser mantido e ampliado nos currículos e na formação inicial de outras licenciaturas, assuntos que preparem os professores(as) para atuarem na EJA, contribuindo para o desenvolvimento da docência para essa modalidade.Florianópolis, SC.Triches, JocemaraUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Raphaela Bang2022-10-06T23:38:07Z2022-10-06T23:38:07Z2022-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-10-29T21:43:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-29T21:43:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
title A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
spellingShingle A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
Souza, Raphaela Bang
Formação inicial de professores
EJA
Curso de Pedagogia
Grande Florianópolis
title_short A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
title_full A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
title_fullStr A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
title_full_unstemmed A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
title_sort A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
author Souza, Raphaela Bang
author_facet Souza, Raphaela Bang
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Triches, Jocemara
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Raphaela Bang
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
EJA
Curso de Pedagogia
Grande Florianópolis
topic Formação inicial de professores
EJA
Curso de Pedagogia
Grande Florianópolis
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06T23:38:07Z
2022-10-06T23:38:07Z
2022-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652341067382784