A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_67a88c1a8a669430c69b5b73314de092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240465 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande FlorianópolisFormação inicial de professoresEJACurso de PedagogiaGrande FlorianópolisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Neste trabalho objetivou-se compreender como se deve constituir a Formação Inicial de Professores para a EJA em Curso de Pedagogia de instituições de ensino superior pública da Grande Florianópolis. Para tanto, utilizamos como procedimento metodológico a análise de documentos dos Curso selecionados, identificando o espaço da EJA nas matrizes curriculares, nos ementários das disciplinas e nos projetos pedagógicos de cinco Cursos de Pedagogia da Grande Florianópolis, quais sejam: Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal de Santa Catarina-Palhoça; Faculdade Municipal de Palhoça e; Centro Universitário de São José. Estas estão localizadas em três Municípios da Região (duas em Florianópolis, uma em São José e duas em Palhoça) e representam a totalidade da oferta da formação inicial de professores no referido Curso em instituições públicas da região. Entre os resultados da pesquisa evidenciamos: que a EJA está presente nos CPe escolhidos com espaços distintos nas matrizes curriculares; porém, nenhum dos Cursos analisados tem a EJA como eixo norteador. consideramos importante ser mantido e ampliado nos currículos e na formação inicial de outras licenciaturas, assuntos que preparem os professores(as) para atuarem na EJA, contribuindo para o desenvolvimento da docência para essa modalidade.Florianópolis, SC.Triches, JocemaraUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Raphaela Bang2022-10-06T23:38:07Z2022-10-06T23:38:07Z2022-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-10-29T21:43:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240465Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-29T21:43:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
title |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
spellingShingle |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis Souza, Raphaela Bang Formação inicial de professores EJA Curso de Pedagogia Grande Florianópolis |
title_short |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
title_full |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
title_fullStr |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
title_sort |
A formação inicial de professores/as para EJA em Curso de Pedagogia de Instituições Públicas da Grande Florianópolis |
author |
Souza, Raphaela Bang |
author_facet |
Souza, Raphaela Bang |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Triches, Jocemara Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Raphaela Bang |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores EJA Curso de Pedagogia Grande Florianópolis |
topic |
Formação inicial de professores EJA Curso de Pedagogia Grande Florianópolis |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-06T23:38:07Z 2022-10-06T23:38:07Z 2022-09-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
69 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652341067382784 |