Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200020
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
id UFSC_67c6782dfe385e975df69bbc44b1a5fc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/200020
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaVentura, RicardoRabelo, Ricardo JoséZambiasi, Saulo Popov2019-08-21T19:47:16Z2019-08-21T19:47:16Z2018https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200020TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.As pessoas vivem cada vez mais ocupadas, com diversas tarefas para cumprir e com prazos sempre mais curtos. Ao mesmo tempo, elas também utilizam novas ferramentas como smartphones e computadores por longos períodos, muitas vezes desviando o foco de assuntos importantes. Neste contexto, os assistentes virtuais possibilitam tornar mais produtivo o tempo passado nestes dispositivos através da realização de diferentes tipos de tarefas. Esse tipo de assistente pode ser utilizado nos mais diversos contextos, atendendo a requisições e até resolvendo problemas de forma autônoma. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um assistente virtual integrado a serviços externos em três diferentes cenários de atuação: gerenciamento de informações e execução de operações para alunos e professores da UFSC, auxílio ao operador de uma máquina e atendimento ao cliente e venda de produtos. Uma base de conhecimento para o assistente foi arquitetada na plataforma para criação e gerenciamento de assistentes virtuais chamada Arisa Nest. Para suprir os requisitos do projeto, foi necessário a criação de scripts em linguagem de programação Lua e o acesso à serviços web estilo SOA através da plataforma. O trabalho resultou num assistente virtual capaz de executar diversas ações para estes diferentes cenários de uma maneira bastante eficaz.Nowadays people are always busy, they have several tasks to perform in a short time frame. At the same time, people also use smartphones and computers for long periods of time, often shifting focus from important issues. In this context, virtual personal assistants make it possible that the time spent on these devices become more productive by performing different tasks. This kind of assistant can be used in various contexts, meeting requests and even solving problems autonomously. This paper proposes the development of a virtual assistant integrated to external services in three different scenarios: management of information and execution of tasks for UFSC’s students and professors, assistance to the operator of an industrial machine, customer service and sale of products. A knowledge base for the chatbot was architected on the Arisa Nest platform. To meet the project requirements, it was necessary to create scripts using Lua programming language and access SOA-style web services through the platform. The work resulted in a virtual assistant capable of performing several actions for these different scenarios in a very effective way.Florianópolis, SC.Arisa Nest, Assistente virtual, Base de conhecimento, Chatbot, Lua, PHP, Serviços web.Arisa Nest, Chatbot, Knowledge base, Lua, Virtual assistant, PHP, Web services.Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negóciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200020/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALPFC Ricardo Ventura_2018-2.pdfPFC Ricardo Ventura_2018-2.pdfapplication/pdf3408453https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200020/1/PFC%20Ricardo%20Ventura_2018-2.pdf17f1fd850604a18a8e9e2ac83bd0b02cMD51123456789/2000202019-08-21 16:47:17.152oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-21T19:47:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
title Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
spellingShingle Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
Ventura, Ricardo
Arisa Nest, Assistente virtual, Base de conhecimento, Chatbot, Lua, PHP, Serviços web.
Arisa Nest, Chatbot, Knowledge base, Lua, Virtual assistant, PHP, Web services.
title_short Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
title_full Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
title_fullStr Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
title_sort Desenvolvimento de um assistente virtual híbrido com propriedades de chatbot e de automação de processos de negócios
author Ventura, Ricardo
author_facet Ventura, Ricardo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Ricardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Ricardo José
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Zambiasi, Saulo Popov
contributor_str_mv Rabelo, Ricardo José
Zambiasi, Saulo Popov
dc.subject.por.fl_str_mv Arisa Nest, Assistente virtual, Base de conhecimento, Chatbot, Lua, PHP, Serviços web.
Arisa Nest, Chatbot, Knowledge base, Lua, Virtual assistant, PHP, Web services.
topic Arisa Nest, Assistente virtual, Base de conhecimento, Chatbot, Lua, PHP, Serviços web.
Arisa Nest, Chatbot, Knowledge base, Lua, Virtual assistant, PHP, Web services.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-21T19:47:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-21T19:47:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200020
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200020/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200020/1/PFC%20Ricardo%20Ventura_2018-2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
17f1fd850604a18a8e9e2ac83bd0b02c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805092866981888