Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdati, Aline de Brittos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99668
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação
id UFSC_67ed63a9953754c3d69a011f957880a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99668
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede públicaEducação financeiraTecnologia da Informação e ComunicaçãoMoodleFinancial educationInformation Technology and CommunicationTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAtualmente, o avanço da tecnologia tem proporcionado mudanças sociais e econômicas, que influenciam diretamente na vida das pessoas. O mercado financeiro também mudou e está cada vez mais sofisticado e complexo, dessa forma faz-se necessário um entendimento maior a cerca desse assunto. Portanto, o objetivo desse trabalho foi o utilizar a plataforma Moodle, para fomentar a Educação Financeira no Ensino Fundamental da rede pública da microrregião de Araranguá. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, a qual utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e entrevista com os envolvidos. Na pesquisa bibliográfica foram pesquisados temas referentes a Educação Financeira, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Moodle, Gestão e Compartilhamento do Conhecimento. Como projeto piloto, foram selecionadas duas turmas do 5º ano do ensino fundamental em escolas distintas da rede pública no sul de Santa Catarina. Dessa maneira, o projeto abrangeu no total de 45 discentes e 2 docentes. Foram realizados 3 encontros com duração de 1 hora e 30 minutos cada, em ambas as escolas, no final de novembro e inicio de dezembro de 2012. Para esses encontros utilizou-se o curso elaborado dentro da plataforma Moodle para apoio as aulas. Como principais resultados obteve-se a efetiva participação dos envolvidos, avaliação qualitativa realizada pelos usuários positiva, além de constatar-se que é possível a aplicação do projeto nas escolas públicas tomando-se como base a estrutura por elas apresentadas.Currently, the advancement of technology has provided social and economic changes that directly affect people's lives. The financial market has also changed and is increasingly sophisticated and complex, so it is necessary a greater understanding about this subject. Therefore, the objective of this study was to use the Moodle platform to promote Financial Education in Elementary Education from public microregion Araranguá. Therefore, we carried out an applied research, which used as technical procedures to literature and interviews with those involved. In literature were searched topics related to Financial Education, Information Technology and Communication, Virtual Learning Environment, Moodle, Management and Sharing of Knowledge. As a pilot project, we selected two classes of 5th year of primary education in separate schools from public in southern Santa Catarina. Thus, the project covered a total of 45 students and 2 teachers. Were conducted three meetings lasting 1 hour and 30 minutes each, in both schools, in late November and early December 2012. For these meetings we used the course within the Moodle platform designed to support classes. The main results obtained the effective participation of those involved, qualitative assessment performed by users positive, beyond noting that it is possible to apply design in public schools taking as base the structure presented by them.Biléssimo, Simone Miester SommerUniversidade Federal de Santa CatarinaValdati, Aline de Brittos2013-04-15T19:44:16Z2013-04-15T19:44:16Z2013-02-282013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112p.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99668porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T02:27:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99668Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T02:27:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
title Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
spellingShingle Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
Valdati, Aline de Brittos
Educação financeira
Tecnologia da Informação e Comunicação
Moodle
Financial education
Information Technology and Communication
title_short Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
title_full Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
title_fullStr Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
title_full_unstemmed Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
title_sort Uso da plataforma Moodle, ambiente virtual de aprendizagem, para fomentar a educação financeira no ensino fundamental da rede pública
author Valdati, Aline de Brittos
author_facet Valdati, Aline de Brittos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biléssimo, Simone Miester Sommer
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdati, Aline de Brittos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Tecnologia da Informação e Comunicação
Moodle
Financial education
Information Technology and Communication
topic Educação financeira
Tecnologia da Informação e Comunicação
Moodle
Financial education
Information Technology and Communication
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-15T19:44:16Z
2013-04-15T19:44:16Z
2013-02-28
2013-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99668
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283132510208