O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208600 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
id |
UFSC_67fbcb285addbb99130871c8b5b0c4bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/208600 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istóricoEducaçãoMundoTrabalhoClasseTrabalhadoraTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social.Este estudo tem como objetivo identificar a concepção de educação forjada pelo estado brasileiro através de uma revisão bibliográfica. São resgatados elementos políticos e econômicos do processo de formação sócio-histórico do país, assim como é reconstituída a historiografia da política de educação a partir das Constituições Federais, leis e demais dispositivos contidos nas mesmas. É construído um debate sobre a atualidade da educação desde a reestruturação produtiva e a conformação do neoliberalismo no país, observando como o Banco Mundial e demais órgãos reguladores do capital internacional conformam uma concepção educacional exclusivamente formativa para o mercado de trabalho. Esta concepção constrói uma ideologia de ascensão social a qual fetichiza a educação e a mercantiliza, sendo este processo bastante útil para a burguesia nacional dependente dos interesses externos. Identifica-se que o projeto do capital para a educação do povo que batalha é o da produção de consensos através de uma educação tecnicista, mas que também há resguardada na potência dialética da história em movimento a possibilidade de construção estratégica de um projeto de educação classista.Florianópolis, SCTeles, HeloísaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Luana da Costa2020-05-16T16:16:35Z2020-05-16T16:16:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 Fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208600info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-05-16T16:16:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/208600Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-05-16T16:16:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
title |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
spellingShingle |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico Pereira, Luana da Costa Educação Mundo Trabalho Classe Trabalhadora |
title_short |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
title_full |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
title_fullStr |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
title_full_unstemmed |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
title_sort |
O não-direito à educação no Brasil: algumas reflexões a partir do processo de formação sócio-h istórico |
author |
Pereira, Luana da Costa |
author_facet |
Pereira, Luana da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teles, Heloísa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luana da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mundo Trabalho Classe Trabalhadora |
topic |
Educação Mundo Trabalho Classe Trabalhadora |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Serviço Social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-05-16T16:16:35Z 2020-05-16T16:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208600 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 F application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652291059744768 |