ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohn, Celísia Liane Ziotti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marzari, Camila, Kelm, Martinho Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26107
Resumo: Estimuladas pela concorrência e pelas demandas do mercado, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo provocadas a desenvolver a habilidade de gerenciar o endomarketing, o que implica entendê-lo dentro do conceito de marketing como uma relação de troca de valor, isto é, cooperação para criar valor tanto para o cliente interno quanto para o externo. É por isso que “seduzir” clientes, quando a organização enquadra-se como prestadora de serviços, está diretamente ligado a sua capacidade de se relacionar com os clientes potencias, sejam internos ou externo, de oferecer uma proposta diferenciado que vá ao encontro daquilo que é exigência do mercado e profissional. Acompanhar essas tendências mercadológicas sem perder os valores que constitui a organização, não tem sido uma tarefa fácil para as IES. A acirrada concorrência tem exigido muita velocidade e adaptabilidade, por isso a busca incansável pela excelência e qualidade nos serviços prestados. Assim, através de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, foram entrevistados representantes de quatro IES comunitárias, com o objetivo de conhecer suas estratégias de endomarketing, investigando-as a partir do modelo sugerido e adaptado de Lima et.al. buscando relacioná-la com a inteligência competitiva dessas IES.
id UFSC_681cd4ee0f88d1c2c909150ca329fbb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26107
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Bohn, Celísia Liane ZiottiMarzari, CamilaKelm, Martinho Luís2012-09-20T17:37:59Z2012-09-20T17:37:59Z2011-12-09http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26107Estimuladas pela concorrência e pelas demandas do mercado, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo provocadas a desenvolver a habilidade de gerenciar o endomarketing, o que implica entendê-lo dentro do conceito de marketing como uma relação de troca de valor, isto é, cooperação para criar valor tanto para o cliente interno quanto para o externo. É por isso que “seduzir” clientes, quando a organização enquadra-se como prestadora de serviços, está diretamente ligado a sua capacidade de se relacionar com os clientes potencias, sejam internos ou externo, de oferecer uma proposta diferenciado que vá ao encontro daquilo que é exigência do mercado e profissional. Acompanhar essas tendências mercadológicas sem perder os valores que constitui a organização, não tem sido uma tarefa fácil para as IES. A acirrada concorrência tem exigido muita velocidade e adaptabilidade, por isso a busca incansável pela excelência e qualidade nos serviços prestados. Assim, através de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, foram entrevistados representantes de quatro IES comunitárias, com o objetivo de conhecer suas estratégias de endomarketing, investigando-as a partir do modelo sugerido e adaptado de Lima et.al. buscando relacioná-la com a inteligência competitiva dessas IES.INPEAUENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL5.1.pdf5.1.pdfapplication/pdf137995https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/1/5.1.pdfa8619cb0c1d30ea65d5ad2ce9e573ac0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52TEXT5.1.pdf.txt5.1.pdf.txtExtracted Texttext/plain51431https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/3/5.1.pdf.txt9c62bcdea04b2ed2a74cb1e04b43029eMD53THUMBNAIL5.1.pdf.jpg5.1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/4/5.1.pdf.jpg31fb043fab49e0abee9cd46ec79ace47MD54123456789/261072013-05-04 08:47:08.308oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:47:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
title ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
spellingShingle ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Bohn, Celísia Liane Ziotti
title_short ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
title_full ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
title_fullStr ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
title_full_unstemmed ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
title_sort ENDOMARKETING: UM NOVO PARADIGMA PARA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
author Bohn, Celísia Liane Ziotti
author_facet Bohn, Celísia Liane Ziotti
Marzari, Camila
Kelm, Martinho Luís
author_role author
author2 Marzari, Camila
Kelm, Martinho Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohn, Celísia Liane Ziotti
Marzari, Camila
Kelm, Martinho Luís
description Estimuladas pela concorrência e pelas demandas do mercado, as Instituições de Ensino Superior (IES) estão sendo provocadas a desenvolver a habilidade de gerenciar o endomarketing, o que implica entendê-lo dentro do conceito de marketing como uma relação de troca de valor, isto é, cooperação para criar valor tanto para o cliente interno quanto para o externo. É por isso que “seduzir” clientes, quando a organização enquadra-se como prestadora de serviços, está diretamente ligado a sua capacidade de se relacionar com os clientes potencias, sejam internos ou externo, de oferecer uma proposta diferenciado que vá ao encontro daquilo que é exigência do mercado e profissional. Acompanhar essas tendências mercadológicas sem perder os valores que constitui a organização, não tem sido uma tarefa fácil para as IES. A acirrada concorrência tem exigido muita velocidade e adaptabilidade, por isso a busca incansável pela excelência e qualidade nos serviços prestados. Assim, através de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa, foram entrevistados representantes de quatro IES comunitárias, com o objetivo de conhecer suas estratégias de endomarketing, investigando-as a partir do modelo sugerido e adaptado de Lima et.al. buscando relacioná-la com a inteligência competitiva dessas IES.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-20T17:37:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-20T17:37:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26107
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/1/5.1.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/3/5.1.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/26107/4/5.1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8619cb0c1d30ea65d5ad2ce9e573ac0
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
9c62bcdea04b2ed2a74cb1e04b43029e
31fb043fab49e0abee9cd46ec79ace47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804927500255232