O endomarketing como fator competitivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1205 http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1205 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
id |
UNB-2_c2c5e10b91c9e2fd5a48ab2353d6dac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1205 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Marques, Hugo CarvalhoRibeiro, Walter EustáquioMARQUES, Hugo Carvalho. O endomarketing como fator competitivo. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1205http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1205Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.O presente trabalho visa apresentar o tema endomarketing, busca-se evidenciar a importância de se motivar, estimular, interagir, qualificar e conseqüentemente comprometer os clientes internos, ou seja, os funcionários ou colaboradores, para que os mesmos possam prestar serviços que atendam a necessidade dos clientes externos. Para isso foram realizadas diversas revisões bibliográficas em temas pertinentes à área em questão e um estudo de caso na empresa X – uma empresa de marketing e eventos onde tem sua matriz em Brasília-DF. O estudo de caso apresentado busca contextualizar de forma prática a aplicação das ações de endomarketing em uma empresa de serviço. Para tanto foram aplicados questionários e observação direta a fim de identificar se há uma política de endomarketing e se a mesma pode ser vista como um diferencial competitivo, além de analisar as condições físicas e motivacionais do ambiente de trabalho dos colaboradores, essas informações subsidiaram as posteriores propostas apresentadas. De uma forma geral, observa-se que o investimento nos funcionários é parte integrante do processo de planejamento de marketing de uma empresa, ou seja, colaboradores que visualizam sua importância e reconhecimento na organização tende a se comprometer em manter uma imagem positiva do seu local de trabalho. E a aplicação das estratégias de endomarketing permite que tanto as empresas prestadoras de serviços como as do setor de produção mantenham uma equipe de trabalho disposta a oferecer produtos e serviços de qualidade e que façam a diferença no mercado.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-11-03T17:26:59Z No. of bitstreams: 1 2010_HugoCarvalhoMarques.pdf: 609938 bytes, checksum: c3a48a4a286a9dc9dc056277a41a8a68 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-04T13:19:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_HugoCarvalhoMarques.pdf: 609938 bytes, checksum: c3a48a4a286a9dc9dc056277a41a8a68 (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-04T13:19:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_HugoCarvalhoMarques.pdf: 609938 bytes, checksum: c3a48a4a286a9dc9dc056277a41a8a68 (MD5)EndomarketingComportamento organizacionalComprometimento organizacionalMotivação no trabalhoO endomarketing como fator competitivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-11-04T13:19:06Z2010-11-04T13:19:06Z2010-11-04T13:19:06Z2010-08-31info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBTEXT2010_HugoCarvalhoMarques.pdf.txt2010_HugoCarvalhoMarques.pdf.txttext/plain79668http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/6/2010_HugoCarvalhoMarques.pdf.txtf7f1cdcf55a7ec29456da4a1dd320887MD56ORIGINAL2010_HugoCarvalhoMarques.pdf2010_HugoCarvalhoMarques.pdfapplication/pdf609938http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/1/2010_HugoCarvalhoMarques.pdfc3a48a4a286a9dc9dc056277a41a8a68MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20924http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/3/license_text2007e731b83279338882cd4d9f98fc08MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19710http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/4/license_rdfaa65da15f424ff71c620a992a187295cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/5/license.txt1b4cbdb8f32c359eefff07464e4b3c5fMD5510483/12052021-09-24 14:14:44.476oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-24T17:14:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
O endomarketing como fator competitivo |
title |
O endomarketing como fator competitivo |
spellingShingle |
O endomarketing como fator competitivo Marques, Hugo Carvalho Endomarketing Comportamento organizacional Comprometimento organizacional Motivação no trabalho |
title_short |
O endomarketing como fator competitivo |
title_full |
O endomarketing como fator competitivo |
title_fullStr |
O endomarketing como fator competitivo |
title_full_unstemmed |
O endomarketing como fator competitivo |
title_sort |
O endomarketing como fator competitivo |
author |
Marques, Hugo Carvalho |
author_facet |
Marques, Hugo Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Hugo Carvalho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Walter Eustáquio |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Walter Eustáquio |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Endomarketing Comportamento organizacional Comprometimento organizacional Motivação no trabalho |
topic |
Endomarketing Comportamento organizacional Comprometimento organizacional Motivação no trabalho |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-11-04T13:19:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-04T13:19:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-04T13:19:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Hugo Carvalho. O endomarketing como fator competitivo. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1205 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1205 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Hugo Carvalho. O endomarketing como fator competitivo. 2010. 55 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1205 http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/6/2010_HugoCarvalhoMarques.pdf.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/1/2010_HugoCarvalhoMarques.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1205/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f7f1cdcf55a7ec29456da4a1dd320887 c3a48a4a286a9dc9dc056277a41a8a68 fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 2007e731b83279338882cd4d9f98fc08 aa65da15f424ff71c620a992a187295c 1b4cbdb8f32c359eefff07464e4b3c5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907733886271488 |