Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline Moraes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231138
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021.
id UFSC_68663bcf745630d243cca2f8e0210d45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231138
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLima, Aline MoraesRodrigues, Rosângela Hammes2022-02-14T13:33:36Z2022-02-14T13:33:36Z2021374235https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231138Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021.A presente pesquisa possui sua origem investigativa no papel que a leitura literária de um cordel, realizada por alunos de sexto ano do ensino fundamental, possui na organização de novos discursos, à medida que estabelece uma possível relação axiológica com seus costumes, modos de ser, de viver e conviver em sociedade. Para tanto, esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de elaboração didática de aulas de leitura da obra literária Morte e Vida Severina (MELO NETO, 2007), buscando discutir com os alunos seu contexto social de produção e de que maneira é possível estabelecermos uma relação axiológica de empatia e alteridade com e a partir da obra, levando essas questões para a vida real dos alunos, seu convívio familiar e social. Para que fosse possível este estudo, nossa pesquisa está ancorada na teoria bakhtiniana da linguagem e dos gêneros do discurso. As atividades foram alicerçadas teoricamente pela concepção da linguagem e dos sujeitos, objetivando a percepção dos discursos e suas ideologias de acordo com o Círculo de Bakhtin: Bakhtin; Volóchinov (1929) e no que tange o ensino de língua portuguesa, baseia-se em Geraldi (2015), Brito (2003;2015), Saviane (2012), entre outros. Através da pesquisa-ação, metodologia adotada na pesquisa, é possível levar para a sala de aula algumas possibilidades didáticas proporcionadas pela teoria em questão, proporcionando aos sujeitos envolvidos na pesquisa uma mudança real sobre sua compreensão dos enunciados, partindo da individualidade e ampliando para seu meio social. No entanto, diante da pandemia Covid-19, que impossibilitou a pesquisa em sala de aula, desenvolvemos uma proposta de ação didática.Abstract: The present research has its investigative origin on the role that literary reading of a string, carried out by students of the sixth grade of elementary education, has in the organization of new discourses, as it establishes a possible axiological relationship with their customs, ways of being, living and living in society. To this end, the objective of this research was to develop a proposal for the didactic elaboration of lessons of the reading of the literary work Severina Death and life (MELO NETO, 2007), seeking to discuss with the students their social context of production and how it is possible to establish an axiological relationship of empathy and alterity with and from the work, leading these questions to the real life of the students, their family and social life. For this study to be possible, our research is anchored in the bakhtinian theory of language and the genres of speech. The activities were theoretically based on the conception of language and subjects, aiming at the perception of the discourses and their ideologies according to Bakhtin's circle: Bakhtin; Volóchinov (1929) and with regard to Portuguese language teaching, is based on Geraldi (2015), Brito (2003;2015), Saviane (2012), among others. Through action research, a methodology adopted in the research, it is possible to take into the classroom some didactic possibilities offered by the theory in question, providing the subjects involved in the research a real change about their understanding of the statements, starting from individuality and expanding to their social environment. However, in the face of Covid-19 pandemic, that made research in the classroom impossible, we developed a proposal for didactic action.151 p.| il., tabs.porLinguísticaLeituraLiteraturaDialogismo (Análise literária)Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPLE0045-D.pdfPPLE0045-D.pdfapplication/pdf1757439https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231138/-1/PPLE0045-D.pdf726c213025651bd70f815149e498bf7fMD5-1123456789/2311382022-02-14 10:33:36.41oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231138Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
title Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
spellingShingle Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
Lima, Aline Moraes
Linguística
Leitura
Literatura
Dialogismo (Análise literária)
title_short Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
title_full Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
title_fullStr Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
title_full_unstemmed Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
title_sort Por uma vida não Severina: proposta de ação didáticade ensino e aprendizagem de leitura literária na perspectiva dialógica da linguagem
author Lima, Aline Moraes
author_facet Lima, Aline Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Aline Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Rosângela Hammes
contributor_str_mv Rodrigues, Rosângela Hammes
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Linguística
Leitura
Literatura
Dialogismo (Análise literária)
topic Linguística
Leitura
Literatura
Dialogismo (Análise literária)
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T13:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231138
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 374235
identifier_str_mv 374235
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/231138/-1/PPLE0045-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 726c213025651bd70f815149e498bf7f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805356315410432