A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752 |
Resumo: | Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCN, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que ―desaloja o homem do seu corpo‖, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho. |
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Garcia, Vânia Pinheiro BorgesRangel, Edna MariaMorais Neto, João Batista deMarcolino, Francisco Fábio Vieira2020-04-06T19:03:30Z2020-04-06T19:03:30Z2019-11-06GARCIA, Vânia Pinheiro Borges. A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCN, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que ―desaloja o homem do seu corpo‖, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho.In the present era of computerization of the school space, where everyone is surrounded by such fast and perishable information, we can see that few of these updates translate into relevant experiences for student education. Whereas the choice to work with the poetic literary text here is undeniably the attempt to do the opposite: to transform the experience of literary enjoyment into permanent knowledge for the school community. This work is an attempt to assertively and effectively develop the indication of work launched by PCN, under the aegis of the LDB of Brazilian public education, in what concerns the reading practices and literary enjoyment in the classroom. To this end, the poem piece Morte e vida Severina, by Pernambuco author, by João Cabral de Melo Neto, will be the base text for the collective reading of this study, developed in the stages of reading, reception and textual performance under the investigative theoretical effort going through guidelines, among others, by Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) and Pinheiro (2003). From this theoretical framework, the body was used during the literary reading processes, because it is through it that we are in the world. In this sense and thinking about the reading that ―dislodges the man from his body‖, through the readings, representations and text productions of the students, it was possible to observe, throughout the research, the elaboration of several meanings and resignifications with the selected work in the classroom, so that, resulting from this interventional practice, several pedagogical products were produced, explored throughout this work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura literáriaFruição literáriaPerformance da leituraA voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txtVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain341297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/2/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txta5df2058b63bdbb708ca6ce972d4db26MD52THUMBNAILVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/3/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgadc8d08e56bc0c27a70aba407092052eMD53ORIGINALVozvezleitor_Garcia_2019.pdfapplication/pdf6433572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/1/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdfc9ac75680ea453f50e545ad2823bc2e0MD51123456789/287522020-04-19 04:47:14.252oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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