A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Vânia Pinheiro Borges
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752
Resumo: Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCN, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que ―desaloja o homem do seu corpo‖, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho.
id UFRN_db2e273aafeaaa66c0773462a0272e00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28752
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Garcia, Vânia Pinheiro BorgesRangel, Edna MariaMorais Neto, João Batista deMarcolino, Francisco Fábio Vieira2020-04-06T19:03:30Z2020-04-06T19:03:30Z2019-11-06GARCIA, Vânia Pinheiro Borges. A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCN, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que ―desaloja o homem do seu corpo‖, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho.In the present era of computerization of the school space, where everyone is surrounded by such fast and perishable information, we can see that few of these updates translate into relevant experiences for student education. Whereas the choice to work with the poetic literary text here is undeniably the attempt to do the opposite: to transform the experience of literary enjoyment into permanent knowledge for the school community. This work is an attempt to assertively and effectively develop the indication of work launched by PCN, under the aegis of the LDB of Brazilian public education, in what concerns the reading practices and literary enjoyment in the classroom. To this end, the poem piece Morte e vida Severina, by Pernambuco author, by João Cabral de Melo Neto, will be the base text for the collective reading of this study, developed in the stages of reading, reception and textual performance under the investigative theoretical effort going through guidelines, among others, by Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) and Pinheiro (2003). From this theoretical framework, the body was used during the literary reading processes, because it is through it that we are in the world. In this sense and thinking about the reading that ―dislodges the man from his body‖, through the readings, representations and text productions of the students, it was possible to observe, throughout the research, the elaboration of several meanings and resignifications with the selected work in the classroom, so that, resulting from this interventional practice, several pedagogical products were produced, explored throughout this work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeitura literáriaFruição literáriaPerformance da leituraA voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txtVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain341297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/2/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txta5df2058b63bdbb708ca6ce972d4db26MD52THUMBNAILVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgVozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1317https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/3/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpgadc8d08e56bc0c27a70aba407092052eMD53ORIGINALVozvezleitor_Garcia_2019.pdfapplication/pdf6433572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/1/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdfc9ac75680ea453f50e545ad2823bc2e0MD51123456789/287522020-04-19 04:47:14.252oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
title A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
spellingShingle A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
Garcia, Vânia Pinheiro Borges
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura literária
Fruição literária
Performance da leitura
title_short A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
title_full A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
title_fullStr A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
title_full_unstemmed A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
title_sort A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance
author Garcia, Vânia Pinheiro Borges
author_facet Garcia, Vânia Pinheiro Borges
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Morais Neto, João Batista de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Vânia Pinheiro Borges
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
contributor_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura literária
Fruição literária
Performance da leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Fruição literária
Performance da leitura
description Na atual era da informatização do espaço escolar, onde todos estão cercados de informações tão rápidas e, na mesma medida, perecíveis, podemos constatar que poucas destas atualizações são traduzidas em experiências relevantes para a formação do aluno. Ao passo que a escolha de trabalhar com o texto literário poético, aqui, é, inegavelmente, a tentativa de fazer o inverso: transformar a experiência de fruição literária em conhecimento permanente para a comunidade escolar. Este trabalho é uma tentativa de desenvolver de maneira assertiva e efetiva a indicação de trabalho lançada pelos PCN, sob a égide da LDB da educação pública brasileira, no que compete às práticas de leitura e fruição literária em sala de aula. Para tal, a peça-poema Morte e vida Severina, do autor pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, será o texto base de leitura coletiva deste estudo, desenvolvido nas etapas de leitura, recepção e performance textuais sob o esforço teórico investigativo perpassando as orientações, entre outras, de Iauss (1979), Cosson (2006), Zumthor (1993) e Pinheiro (2003). A partir desse referencial teórico, procedeu-se a utilização do corpo durante os processos das leitura literárias, pois é através dele que estamos no mundo. Nesse sentido e pensando na a leitura que ―desaloja o homem do seu corpo‖, através das leituras, representações e produções de textos dos alunos, pôde-se observar, ao longo da pesquisa, a elaboração de diversos sentidos e ressignificações com a obra selecionada na sala de aula, de maneira que, resultantes da referida prática interventiva, foram produzidos diversos produtos pedagógicos, explorados ao longo deste trabalho.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-06T19:03:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-06T19:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Vânia Pinheiro Borges. A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752
identifier_str_mv GARCIA, Vânia Pinheiro Borges. A voz e a vez do leitor em Morte e Vida Severina: uma abordagem de recepção, leitura e performance. 2019. 208f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/2/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/3/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28752/1/Vozvezleitor_Garcia_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a5df2058b63bdbb708ca6ce972d4db26
adc8d08e56bc0c27a70aba407092052e
c9ac75680ea453f50e545ad2823bc2e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117737187639296