Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mapelli, Yulli Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sauer, Aline Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863
Resumo: O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas.
id UFSC_68a00b1389454c05c640f6b4bce9a766
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)Analysis of natural light availability of classrooms in Itarana (ES)Iluminação Natural;Sala de Aula;Simulação Computacional;Percepção.Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception.O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas.The degree of environmental comfort presented by the school environment is directly related to the quality of learning. In view of this, this research sought to analyze the natural lighting conditions of two classrooms, with different orientations, of a public school in Itarana-ES. For this analysis, we performed computer simulations using TropLux 6 software for all days of the year, in three sky conditions of the CIE: 3, 7 and 12, considering the UDI percentages and the uniformity, and applied questionnaires to understand the perception of users and compare it to the technical aspects obtained in the simulation. The results indicate that the rooms' natural lighting systems generate inadequate levels of illumination and uniformity to promote the luminous comfort of all users, and when comparing the results of the simulations with the perceptions collected from the students, this fact was confirmed, mainly regarding the excess of light in the areas near the windows.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-03T18:53:25Z2023-03-03T18:53:25Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863Mapelli, Yulli RibeiroSauer, Aline Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T18:53:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-03T18:53:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
Analysis of natural light availability of classrooms in Itarana (ES)
title Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
spellingShingle Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
Mapelli, Yulli Ribeiro
Iluminação Natural;
Sala de Aula;
Simulação Computacional;
Percepção.
Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception.
title_short Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
title_full Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
title_fullStr Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
title_full_unstemmed Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
title_sort Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
author Mapelli, Yulli Ribeiro
author_facet Mapelli, Yulli Ribeiro
Sauer, Aline Silva
author_role author
author2 Sauer, Aline Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mapelli, Yulli Ribeiro
Sauer, Aline Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação Natural;
Sala de Aula;
Simulação Computacional;
Percepção.
Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception.
topic Iluminação Natural;
Sala de Aula;
Simulação Computacional;
Percepção.
Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception.
description O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-03-03T18:53:25Z
2023-03-03T18:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652394575167489