Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863 |
Resumo: | O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas. |
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Análise da disponibilidade de iluminação natural de salas de aula em Itarana (ES)Analysis of natural light availability of classrooms in Itarana (ES)Iluminação Natural;Sala de Aula;Simulação Computacional;Percepção.Natural Lighting; Classroom; Computer Simulation; Perception.O grau de conforto ambiental apresentado pelo ambiente escolar está diretamente relacionado à qualidade do aprendizado. Diante disso, esta pesquisa buscou analisar as condições de iluminação natural de duas salas de aula, com orientações distintas, de uma escola pública em Itarana-ES. Para esta análise foram realizadas simulações computacionais através do software TropLux 6 para todos os dias do ano, em três condições de céu da CIE: 3, 7 e 12, considerando os percentuais das UDI e a uniformidade, e aplicados questionários visando compreender a percepção dos usuários e compara- la aos aspectos técnicos obtidos na simulação. Os resultados indicam que os sistemas de iluminação natural das salas geram níveis de iluminância e uniformidade inadequados para promover o conforto lumínico de todos os usuários e ao comparar os resultados das simulações com as percepções coletadas dos alunos este fato foi confirmado, principalmente quanto ao excesso de luz nas áreas próximas as janelas.The degree of environmental comfort presented by the school environment is directly related to the quality of learning. In view of this, this research sought to analyze the natural lighting conditions of two classrooms, with different orientations, of a public school in Itarana-ES. For this analysis, we performed computer simulations using TropLux 6 software for all days of the year, in three sky conditions of the CIE: 3, 7 and 12, considering the UDI percentages and the uniformity, and applied questionnaires to understand the perception of users and compare it to the technical aspects obtained in the simulation. The results indicate that the rooms' natural lighting systems generate inadequate levels of illumination and uniformity to promote the luminous comfort of all users, and when comparing the results of the simulations with the perceptions collected from the students, this fact was confirmed, mainly regarding the excess of light in the areas near the windows.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-03T18:53:25Z2023-03-03T18:53:25Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244863Mapelli, Yulli RibeiroSauer, Aline Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T18:53:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244863Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-03T18:53:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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