AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965 |
Resumo: | Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória. |
id |
UFSC_68b47638ce7561180d3853b3f4fc2814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25965 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória.INPEAU2012-09-19T18:56:16Z2012-09-19T18:56:16Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965Scaglione, Vera Lucia TellesCosta, Marcello Nitzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:15:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25965Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:15:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
title |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. Scaglione, Vera Lucia Telles |
title_short |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
title_full |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC. |
author |
Scaglione, Vera Lucia Telles |
author_facet |
Scaglione, Vera Lucia Telles Costa, Marcello Nitz |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marcello Nitz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scaglione, Vera Lucia Telles Costa, Marcello Nitz |
description |
Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-09 2012-09-19T18:56:16Z 2012-09-19T18:56:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652304029581312 |