AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaglione, Vera Lucia Telles
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Marcello Nitz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965
Resumo: Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória.
id UFSC_68b47638ce7561180d3853b3f4fc2814
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/25965
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória.INPEAU2012-09-19T18:56:16Z2012-09-19T18:56:16Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965Scaglione, Vera Lucia TellesCosta, Marcello Nitzporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:15:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/25965Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:15:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
title AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
Scaglione, Vera Lucia Telles
title_short AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
title_full AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
title_sort AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: PADRÕES DE QUALIDADE DEFINIDOS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, PELO MEC E PELA SOCIEDADE, INCLUINDO ENADE, IDD, CPC E IGC.
author Scaglione, Vera Lucia Telles
author_facet Scaglione, Vera Lucia Telles
Costa, Marcello Nitz
author_role author
author2 Costa, Marcello Nitz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaglione, Vera Lucia Telles
Costa, Marcello Nitz
description Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, aborda a expansão desenfreada do ensino superior brasileiro, especialmente o segmento das Instituições de Ensino Superior privadas, que tem levado a um intenso acirramento da concorrência entre as Instituições de Ensino Superior além de uma crescente preocupação para a Sociedade e para o Governo, sobre a garantia de padrões de qualidade para este importante segmento. Primeiramente é discutida a definição do conceito de qualidade em ensino superior, a seguir é feita uma análise crítica dos principais indicadores de qualidade instituídos pelo governo e sua eficiência em medi-la. Na sequência, o papel das Comissões Próprias de Avaliação — CPAs —é destacado nesse contexto. Por fim, o trabalho apresenta possíveis estratégias de gestão das IES nesse contexto de grande competitividade e pressão regulatória.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-19T18:56:16Z
2012-09-19T18:56:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/25965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652304029581312