Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Hélio Radke
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Viali, Lorí, Casartelli, Alam de Oliveira, Rodrigues, Alziro Cesar de M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos em Avaliação Educacional
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078
Resumo: A criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.
id FCC-2_e08e5e252c5144085cb9d9999f033ca0
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2078
network_acronym_str FCC-2
network_name_str Estudos em Avaliação Educacional
repository_id_str
spelling Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDDIDDENADEAvaliação do Ensino SuperiorEnsino SuperiorA criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.Fundação Carlos Chagas2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207810.18222/eae194020082078Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 247-2621984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078/2035Bittencourt, Hélio RadkeViali, LoríCasartelli, Alam de OliveiraRodrigues, Alziro Cesar de M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2078Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:23Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
title Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
spellingShingle Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
Bittencourt, Hélio Radke
IDD
ENADE
Avaliação do Ensino Superior
Ensino Superior
title_short Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
title_full Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
title_fullStr Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
title_full_unstemmed Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
title_sort Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
author Bittencourt, Hélio Radke
author_facet Bittencourt, Hélio Radke
Viali, Lorí
Casartelli, Alam de Oliveira
Rodrigues, Alziro Cesar de M.
author_role author
author2 Viali, Lorí
Casartelli, Alam de Oliveira
Rodrigues, Alziro Cesar de M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Hélio Radke
Viali, Lorí
Casartelli, Alam de Oliveira
Rodrigues, Alziro Cesar de M.
dc.subject.por.fl_str_mv IDD
ENADE
Avaliação do Ensino Superior
Ensino Superior
topic IDD
ENADE
Avaliação do Ensino Superior
Ensino Superior
description A criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078
10.18222/eae194020082078
url https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078
identifier_str_mv 10.18222/eae194020082078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078/2035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 247-262
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262
Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 247-262
Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 247-262
1984-932X
0103-6831
reponame:Estudos em Avaliação Educacional
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Estudos em Avaliação Educacional
collection Estudos em Avaliação Educacional
repository.name.fl_str_mv Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br
_version_ 1795332420250107904