Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos em Avaliação Educacional |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078 |
Resumo: | A criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada. |
id |
FCC-2_e08e5e252c5144085cb9d9999f033ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2078 |
network_acronym_str |
FCC-2 |
network_name_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDDIDDENADEAvaliação do Ensino SuperiorEnsino SuperiorA criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada.Fundação Carlos Chagas2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/207810.18222/eae194020082078Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 247-262Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 247-2621984-932X0103-6831reponame:Estudos em Avaliação Educacionalinstname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078/2035Bittencourt, Hélio RadkeViali, LoríCasartelli, Alam de OliveiraRodrigues, Alziro Cesar de M.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-19T18:10:23Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/2078Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/indexONGhttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/oaieae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br1984-932X0103-6831opendoar:2015-11-19T18:10:23Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
title |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
spellingShingle |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD Bittencourt, Hélio Radke IDD ENADE Avaliação do Ensino Superior Ensino Superior |
title_short |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
title_full |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
title_fullStr |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
title_full_unstemmed |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
title_sort |
Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD |
author |
Bittencourt, Hélio Radke |
author_facet |
Bittencourt, Hélio Radke Viali, Lorí Casartelli, Alam de Oliveira Rodrigues, Alziro Cesar de M. |
author_role |
author |
author2 |
Viali, Lorí Casartelli, Alam de Oliveira Rodrigues, Alziro Cesar de M. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bittencourt, Hélio Radke Viali, Lorí Casartelli, Alam de Oliveira Rodrigues, Alziro Cesar de M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IDD ENADE Avaliação do Ensino Superior Ensino Superior |
topic |
IDD ENADE Avaliação do Ensino Superior Ensino Superior |
description |
A criação do Indicador de Diferença de Desempenho (IDD) pode ser considerada a principal inovação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em relação ao antecessor Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como "Provão". O IDD visa a responder a críticas que apontavam para o favorecimento de instituições públicas na obtenção de conceitos mais elevados, influenciados pelo nível de entrada dos alunos, supostamente mais elevado em razão das dificuldades de ingresso. Este artigo propõe-se a examinar especificamente os dois conceitos derivados do ENADE - o próprio conceito Enade e o IDD - e a relação entre eles. Para embasar a discussão, uma análise estatística dos resultados encontrados na avaliação trienal 2004-2006 é apresentada. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078 10.18222/eae194020082078 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078 |
identifier_str_mv |
10.18222/eae194020082078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2078/2035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 Núm. 40 (2008); 247-262 Estudos em Avaliação Educacional; Vol. 19 No. 40 (2008); 247-262 Estudos em Avaliação Educacional; V. 19 N. 40 (2008); 247-262 Estudos em Avaliação Educacional; v. 19 n. 40 (2008); 247-262 1984-932X 0103-6831 reponame:Estudos em Avaliação Educacional instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Estudos em Avaliação Educacional |
collection |
Estudos em Avaliação Educacional |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos em Avaliação Educacional - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
eae@fcc.org.br||ngimenes@fcc.org.br |
_version_ |
1795332420250107904 |