Ensino de Ultrassonografia "Point of Care" Pulmonar na Graduação de Medicina
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203326 |
Resumo: | TCC(Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. |
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Ensino de Ultrassonografia "Point of Care" Pulmonar na Graduação de Medicinaeducação médicaultrassonografiaTCC(Medicina) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.Introdução: A Ultrassonografia “Point ofcare” (POCUS) é um rápido exame a beira leito que objetiva responder perguntas clínicas e guiar condutas médicas. Entretanto, apesar de ser uma ferramenta não invasiva, o reduzido número de profissionais capacitados, associado à falta de métodos de ensino consagrados, são fatores ainda limitantes para sua ampla utilização. Objetivos: Após intervenção pedagógica de curta duração, avaliar o aprendizado cognitivo, a habilidade de execução e interpretação do exame, assim como autopercepção do aprendizado, do POCUS pulmonar e do Protocolo "BedsidesLungUltrasound in Emergency" (BLUE) por estudantes de medicina em diferentes estágios da graduação. Métodos: Estudo piloto experimental com 42 estudantes, com distribuição equitativa entre ciclo básico, ciclo clínico e internato médico, submetidos a intervenção pedagógica de curta duração (leitura de textos, aula teórica e treinamento prático). Realizado teste cognitivo antes e após a intervenção, além de teste prático da execução do Protocolo BLUE, de reconhecimento de alterações de POCUS pulmonar e avaliação qualitativa do curso ao final. Considerou-se o nível de significância estatística o p < 0,05. Resultados: A amostra apresentou idade mediana de 23 anos e predomínio gênero masculino. A média da nota do teste cognitivo pré-intervenção foi de 2,97 (±0,87); 4,19 (±1,38) e 4,24 (±1,03) e do pós-intervenção de 6,57 (±1,41); 6,98 (±1,49) e 8,0 (±0,59) respectivamente, com diferença significativa das notas pré e pós entre todos os grupos (p<0,001). O teste de execução de protocolo BLUE obteve medianas de 8,18 (6,36 – 10); 9,09 (8,86 – 10) e 10 (9,09 – 10) e o teste de interpretação de alterações, de 6 (4 – 8); 6 (4 – 8) e 8 (8 – 10), respectivamente, com p<0,05 entre os grupos nos dois testes, exceto entre ciclo clínico e internato. O tempo médio de execução não mostrou diferença significativa entre os grupos. Os estudantes do ciclo clínico apresentaram melhor aproveitamento global com o método de instrução apresentada neste estudo. Conclusão: O ensino teórico e treinamento prático sobre POCUS pulmonar, mesmo de curta duração, pode melhorar o desempenho cognitivo sobre o tema. E quanto mais avançado na graduação médica, maior rendimento do ensino nas esferas cognitivas, de habilidades práticas, de interpretação do exame e melhor percepção do aprendizado.Florianópolis, SCPincelli, Mariângela PimentelGrumann, Ana Cristina BurigoUniversidade Federal de Santa CatarinaDemetrio, Gabrielle Turnes Pereira2019-12-26T12:26:27Z2019-12-26T12:26:27Z2019-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article42application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203326info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-26T12:26:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203326Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-26T12:26:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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