Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thais da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235149
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_6985acecf8b74b72b66a46cae9c36d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235149
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinenseLivro didático. Drogas. Estudantes. Escola.Textbook. drugs. students. School.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho propõe uma avaliação sobre a abordagem da temática drogas nos livros didáticos de ciências, utilizados no 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no munícipio catarinense de Balneário Arroio do Silva. Os livros contemplam o Plano Nacional do Livro Didático com aquisição no ano de 2019. A avaliação seguiu um roteiro onde, inicialmente fez-se uma revisão bibliográfica englobando aspectos referentes ao ensino e aprendizagem, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), Livro Didático (LD), e sobre assuntos relacionados ao tema tendo como base dados do VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. Após a identificação do tema no livro didático, aplicou-se a análise para uma avaliação qualitativa dos componentes: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, acesso às referências complementares sugeridas e a avaliação final. Por fim são apresentados os resultados e discussões. O tema drogas é abordado nos livros com a maioria dos componentes avaliados como bom e excelente, apresentando pouco aproveitamento apenas quanto aos critérios de contextualização e prevenção sendo esses considerados de extrema relevância para essa análise.This work proposes an evaluation of the approach to the drug theme in science textbooks, used in the 6th year of Elementary School in a public school in the Santa Catarina municipality of Balneário Arroio do Silva. The books include the National Textbook Plan with acquisition in 2019. The evaluation followed a script where, initially, a bibliographic review was carried out encompassing aspects related to teaching and learning, Law of Guidelines and Bases (LDB), National Curricular Parameters (PCN), National Textbook Plan (PNLD), Textbook (LD), and on subjects related to the theme based on data from the VI National Survey on Psychotropic Drug Consumption among Elementary and High School Students in the Public and Private Education in the 27 Brazilian Capitals. After identifying the theme in the textbook, the analysis was applied for a qualitative evaluation of the components: theoretical content, visual resources, proposed activities and additional resources, access to suggested complementary references and the final evaluation. Finally, the results and discussions are presented. The drug theme is addressed in books with most components evaluated as good and excellent, presenting little use only in terms of contextualization and prevention criteria, which are considered extremely relevant for this analysis.Florianópolis, SCLemos, TadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Thais da2022-05-26T15:43:11Z2022-05-26T15:43:11Z2022-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235149info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-05-26T15:43:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235149Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-26T15:43:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
title Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
spellingShingle Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
Silva, Thais da
Livro didático. Drogas. Estudantes. Escola.
Textbook. drugs. students. School.
title_short Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
title_full Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
title_fullStr Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
title_full_unstemmed Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
title_sort Avaliação de conteúdo sobre drogas, em livros de ciências, adotado em uma escola pública de ensino fundamental de um município catarinense
author Silva, Thais da
author_facet Silva, Thais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Tadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thais da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático. Drogas. Estudantes. Escola.
Textbook. drugs. students. School.
topic Livro didático. Drogas. Estudantes. Escola.
Textbook. drugs. students. School.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26T15:43:11Z
2022-05-26T15:43:11Z
2022-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235149
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355434971136