O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108
Resumo: livro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares.
id UFCG_66b3ef135de34bcb4fb4ccb7256552e8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13108
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.The use of the textbook by the student in the classroom.Livro didáticoExercícios escolaresTextbookSchool exerciseslivro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.20092020-07-02T09:42:01Z2020-07-022020-07-02T09:42:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:42:13Zoai:localhost:riufcg/13108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
The use of the textbook by the student in the classroom.
title O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
spellingShingle O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.
Livro didático
Exercícios escolares
Textbook
School exercises
title_short O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
title_full O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
title_fullStr O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
title_full_unstemmed O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
title_sort O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula.
author DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.
author_facet DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Maria Auxiliadora Braga.
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Exercícios escolares
Textbook
School exercises
topic Livro didático
Exercícios escolares
Textbook
School exercises
description livro didático tem causado polemicas em virtude de sua utilização como guia escolar. O presente trabalho sobre o livro e resultado de uma pesquisa realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a visão dos alunos sobre a utilização do livro didático em sala de aula. O procedimento metodológico teve como base a pesquisa de campo, numa perspectiva qualitativa. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões objetivas e subjetivas. Os dados foram analisados com base nos estudos de ROMANATTO (2004) RITTER (2006) BITTENCOURT (1998). Os resultados mostram que o livro didático esta presente em sala de aula apenas como instrumento para resolução de atividades e não como suporte para leitura e interpretação de textos. Conclui-se que os textos dos livros didáticos são pouco trabalhados pelos alunos e que esse recurso didático tem sua utilização limitada a escrita dos exercícios escolares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T09:42:01Z
2020-07-02
2020-07-02T09:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108
DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13108
identifier_str_mv DANTAS, Maria Auxiliadora Braga. O uso do livro didático pelo aluno em sala de aula. 2009. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445816438784