Influência da duração da primeira exposição de ratos ao labirinto em cruz elevado no aumento da esquiva dos braços abertos e efeito do Midazolam na segunda exposição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal-Cól, Maria Luiza Cleto
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82628
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências.
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spelling Influência da duração da primeira exposição de ratos ao labirinto em cruz elevado no aumento da esquiva dos braços abertos e efeito do Midazolam na segunda exposiçãoNeurociênciasAnsiedadeLabirinto em cruz elevadoNeuroanatomiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências.O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da duração da primeira exposição (E1) no aumento da esquiva dos braços abertos e no efeito ansiolítico do midazolam (MDZ) na segunda exposição (E2) ao Labirinto em Cruz Elevado (LCE). Ratos Wistar machos foram submetidos à E1 com duração de 1, 2 ou 5 minutos. Vinte e quatro horas depois, os 3 grupos foram subdivididos, recebendo salina ou MDZ (1,5mg/Kg) i.p., e foram reexpostos ao LCE, por 5 minutos. Os resultados mostram que, quando comparadas E1 e E2 dos grupos salina, os animais submetidos à E1 de apenas 1 minuto apresentaram porcentagens de entradas semelhantes (%A), porém menor porcentagem de tempo de permanência (%T) nos braços abertos (p<0,05) em E2. Nos grupos com E1 igual a 2 ou 5 minutos, houve redução na %A (2', p<0,05 e 5', p=0,0557) e na %T (2', p< 0,001 e 5', p<0,05) em E2. Comparando-se os grupos que receberam salina e MDZ previamente à E2, observou-se que nos grupos com E1 igual a 2 ou 5 minutos, o midazolam não alterou a %A e %T em comparação aos respectivos grupos salina. No grupo com E1 de 1 minuto submetido à administração de MDZ previamente à E2, verificou-se aumento na %A e %T (p<0,05), comparado ao grupo salina. Comparando-se as E2 dos grupos que receberam MDZ, verificou-se que o grupo que foi submetido à E1 de 1 minuto apresentou maior %A que os submetidos por 2 (p<0,05) e 5 minutos (p<0,001). Os dados sugerem que 2 e 5 minutos são suficientes para o aprendizado do aumento da esquiva dos braços abertos e perda do efeito ansiolítico do MDZ no LCE em E2, porém 1 minuto é insuficiente para tal aprendizado, evidenciando efeito ansiolítico do MDZ no LCE na E2.Florianópolis, SCFaria, Moacir SerralvoUniversidade Federal de Santa CatarinaDal-Cól, Maria Luiza Cleto2012-10-19T16:50:03Z2012-10-19T16:50:03Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis53 f.| il., grafs., tabs.application/pdf183593http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82628porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-23T13:08:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-10-23T13:08:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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