Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85341 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências. |
id |
UFSC_6c59666bd628f9e236ffc623cbf06cd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85341 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCunha, Isabel Cristina daFaria, Moacir Serralvo2012-10-20T17:43:31Z2012-10-20T17:43:31Z20032003189802http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85341Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências.Este estudo avaliou a papel do óxido nítrico (NO) na latência de transferência (LT) de ratos no labirinto em cruz, um parâmetro de aprendizagem e memória. Ratos Wistar machos foram distribuídos em grupos e receberam (via i.p.), L-NAME (5,10,50mg.kg-1; inibidor da síntese de NO), D-NAME (50mg.kg-1), Escopolamina (SCO; 1mg.kg-1) e MK-801 (0.075, 0.15mg.kg-1; antagonista NMDA) ou Salina 0,9%. Outros grupos receberam uma co-administração de L-NAME (50mg.kg-1) e L-ARG (100 e 200mg.kg-1) ou L-NAME (5mg.kg-1) e MK-801 (0,075mg.kg-1). Trinta minutos após a administração das drogas, cada rato foi colocado no final do braço aberto e a LT para um braço fechado foi registrado (LT1); após 24h, o mesmo protocolo foi repetido (LT2). A administração de SCO, MK-801 (0,15mg.kg-1) e L-NAME (50mg.kg-1), mas não D-NAME, prolongou a LT2 indicando prejuízo na aprendizagem. A co-administração de L-ARG (200mg.kg-1) reverteu o déficit de aprendizagem induzido por L-NAME (50mg.kg-1). Ratos tratados com L-NAME (5 e 10mg.kg-1) exibiram aprendizagem, ainda que hipertensos. O prejuízo de aprendizagem induzido pelo L-NAME não é devido a hipertensão, mas provavelmente à inibição da síntese de NO no sistema nervoso central. A co-administração de doses sub-efetivas de L-NAME e MK-801 prejudicou a aprendizagem; é possível uma interação entre a síntese de NO e os receptores NMDA na aprendizagem da LT em ratos.ii, 59 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCNeurociênciasLabirinto em cruz elevadoAnsiedadeAprendizagemOxido NítricoAprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPGNC0062-D.pdfPGNC0062-D.pdfapplication/pdf1368987https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85341/1/PGNC0062-D.pdf7c43b2f8b88a8a59aa1a5e1a544e5f65MD51123456789/853412012-10-20 14:43:31.916oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85341Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T17:43:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
title |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
spellingShingle |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico Cunha, Isabel Cristina da Neurociências Labirinto em cruz elevado Ansiedade Aprendizagem Oxido Nítrico |
title_short |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
title_full |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
title_fullStr |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
title_sort |
Aprendizagem emocional no labirinto em cruz elevado no paradigma da latência de transferência: papel do óxido nítrico |
author |
Cunha, Isabel Cristina da |
author_facet |
Cunha, Isabel Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Isabel Cristina da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Moacir Serralvo |
contributor_str_mv |
Faria, Moacir Serralvo |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Neurociências Labirinto em cruz elevado Ansiedade Aprendizagem Oxido Nítrico |
topic |
Neurociências Labirinto em cruz elevado Ansiedade Aprendizagem Oxido Nítrico |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Neurociências. |
publishDate |
2003 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T17:43:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T17:43:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85341 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
189802 |
identifier_str_mv |
189802 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 59 f.| il., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/85341/1/PGNC0062-D.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c43b2f8b88a8a59aa1a5e1a544e5f65 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805447734460416 |