O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239629 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85466 |
id |
UFSC_69cddaa9927cfb12c4cd590aef089ae9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/239629 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnicoHistória da Educação MatemáticaHistória do Ensino ProfissionalEnsino de MatemáticaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85466Este artigo tem como objetivo caracterizar o Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico como um lugar de expertise. Para este propósito, busca-se compreender como a comissão do Serviço de Remodelação investiu em trabalhos de inspeção como uma ferramenta de diagnóstico. Também, entender como as inspeções se converteram em conhecimento que proporciona ajustar os métodos de ensino, em particular, do ensino de matemática. Como referencial teórico será utilizado o conceito de expertise para se interpretar o Serviço de Remodelação como lugar institucional capaz de gerar conhecimentos e experiências reconhecidas pelo governo, no âmbito do ensino profissional técnico. Foram utilizados como fontes de pesquisa para este estudo os Relatórios do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio e materiais elaborados pelo Serviço de Remodelação. Além disso, fez-se uso de fontes secundárias, como literaturas consolidadas sobre a temática proposta e matérias de jornais da época, que contribuíram com informações. Como resultado, verifica-se que o Serviço de Remodelação se fundamenta inicialmente em uma expertise que se desenvolve em outros conhecimentos e experiências, principalmente no que tange a lógica gestionária, que implica na reestruturação do ensino de matemática. Tal reestruturação altera as lógicas de transmissão dos conteúdos dos saberes e das práticas. Com isso, tem-se que essa expertise do Serviço de Remodelação vai moldar a Rede de Ensino Profissional Técnico estabelecida com as EAAs.Revista Perspectiva2022-09-17T22:02:51Z2022-09-17T22:02:51Z2022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBarbaresco, C. S. ., Castro, F. C. de, Silveira, R. F. ., & Costa, D. A. da. (2022). O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico. Perspectiva, 40(2), 1-22.0102-5473https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239629Barbaresco, Cleber SchaeferCastro, Flavia Caraiba deSilveira, Renata FeuserCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-17T22:04:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/239629Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-17T22:04:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
title |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
spellingShingle |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico Barbaresco, Cleber Schaefer História da Educação Matemática História do Ensino Profissional Ensino de Matemática |
title_short |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
title_full |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
title_fullStr |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
title_full_unstemmed |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
title_sort |
O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico |
author |
Barbaresco, Cleber Schaefer |
author_facet |
Barbaresco, Cleber Schaefer Castro, Flavia Caraiba de Silveira, Renata Feuser Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Flavia Caraiba de Silveira, Renata Feuser Costa, David Antonio da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbaresco, Cleber Schaefer Castro, Flavia Caraiba de Silveira, Renata Feuser Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática História do Ensino Profissional Ensino de Matemática |
topic |
História da Educação Matemática História do Ensino Profissional Ensino de Matemática |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85466 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-17T22:02:51Z 2022-09-17T22:02:51Z 2022-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Barbaresco, C. S. ., Castro, F. C. de, Silveira, R. F. ., & Costa, D. A. da. (2022). O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico. Perspectiva, 40(2), 1-22. 0102-5473 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239629 |
identifier_str_mv |
Barbaresco, C. S. ., Castro, F. C. de, Silveira, R. F. ., & Costa, D. A. da. (2022). O serviço de remodelação do ensino profissional técnico das escolas de aprendizes artífices: um lugar de expertise para o ensino profissional técnico. Perspectiva, 40(2), 1-22. 0102-5473 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Perspectiva |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Perspectiva |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652152355160064 |