Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondl, Catarina Augusta Marinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163126
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
id UFSC_69d5b3fff77f420a9df995ea4976d441
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/163126
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo EspanholAnalysis of Teachers Accreditation in Master and Doctorate Programs of Tourism in Brazil with Spanish Model ApplicationCredenciamentoDocenteProgramas de pós-graduaçãoTurismoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisO objetivo do estudo é analisar o credenciamento de docentes em programas de pós-graduação em turismo do Brasil, com a aplicação do modelo espanhol de credenciamento (sexenio). Para atingir este objetivo, foram identificados os programas de pós-graduação em turismo do Brasil e seus respectivos docentes, com a análise dos seus currículos lattes, buscando publicações em revistas com fator de impacto (Journal Citation Reports-JCR), entre os anos de 2009 e 2014. Foram identificados dez programas de pós-graduação recomendados pela CAPES na área, inseridos em 8 instituições de ensino, com a análise de 104 currículos lattes de docentes credenciados. Os resultados mostram que 17 (16,5%) possuem publicações com fator de impacto. Embora nenhum docente tenha atingido a pontuação mínima exigida pelo modelo espanhol, ou seja, trinta pontos em seis anos. Caso o Brasil adotasse o modelo espanhol de credenciamento de docentes, teria dificuldade em manter seus programas de pós-graduação em Turismo.The objective of the study is to analyze the accreditation of teachers in master or doctorate programs of tourism in Brazil, with the application of the Spanish model of accreditation (sexenio). To achieve this goal the master or doctorate programs of tourism in Brazil and their teachers have been identified, with the analysis of their lattes curriculum, looking for publications in journals with impact factor (Journal Citation Reports-JCR), between 2009 and 2014. Ten graduate programs were identified recommended by CAPES in the area, inserted in 8 educational institutions, with the analysis of 104 lattes curriculum accredited teachers. The results show that 17 (16.5%) publications have the impact factor. However, no teacher has reached the minimum score required by the Spanish model, ie, thirty points in six years. If Brazil adopted the Spanish model of accreditation of teachers, there would be difficulties maintaining their master and doctorate programs of tourism.Campinas, SPLunkes, Rogério JoãoRosa, Fabricia Silva daUniversidade Federal de Santa Catarina.Mondl, Catarina Augusta Marinho2016-06-04T21:05:57Z2016-06-04T21:05:57Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlef.12 fls.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163126porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-04T21:05:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/163126Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-04T21:05:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
Analysis of Teachers Accreditation in Master and Doctorate Programs of Tourism in Brazil with Spanish Model Application
title Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
spellingShingle Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
Mondl, Catarina Augusta Marinho
Credenciamento
Docente
Programas de pós-graduação
Turismo
title_short Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
title_full Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
title_fullStr Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
title_full_unstemmed Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
title_sort Análise do Credenciamento de Docentes em Programas de Pós-graduação em Turismo no Brasil com Aplicação do Modelo Espanhol
author Mondl, Catarina Augusta Marinho
author_facet Mondl, Catarina Augusta Marinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lunkes, Rogério João
Rosa, Fabricia Silva da
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondl, Catarina Augusta Marinho
dc.subject.por.fl_str_mv Credenciamento
Docente
Programas de pós-graduação
Turismo
topic Credenciamento
Docente
Programas de pós-graduação
Turismo
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-06-04T21:05:57Z
2016-06-04T21:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163126
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/163126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv f.
12 fls.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campinas, SP
publisher.none.fl_str_mv Campinas, SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652092442673152