A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES COM A PANDEMIA DA COVID-19:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Jairo da Luz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: KOCOUREK, Sheila, SILVEIRA, Tainara Corin, SANTOS, Thaline da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242301
Resumo: O presente estudo de caráter quanti-qualitativo busca problematizar os processos de trabalho de professores da rede pública de ensino e seu enfrentamento a pandemia do coronavírus.A dupla jornada de trabalho com baixos salários, excessos de tarefas e desvalorização histórica da profissão decorrente do processo de desmonte da educação pelo governo neoliberal, potencializou-se na atual realidade brasileira, expondo os professores da educação básica à precarização das condições de trabalho. Diante disso, realizou-se um estudo para identificar e analisar os impactos nas condições e modos de vida de professores/as da educação básica, em 32 municípios, na região sul do Brasil. Concluiu-se que os fatores como excesso de peso, a insônia, o estresse, a exaustão mental e o elevado grau de cansaço físico associados a uma rotina de trabalho extenuante, intensificados com a atual realidade pandêmica, podem resultar em processos de adoecimento físico e mental.
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