Práticas matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolares
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216231 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2020. |
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Práticas matemáticas nas escolas teuto-brasileiras de Antônio Carlos (SC): vestígios em cadernos escolaresEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação matemáticaMatemáticaEscolasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, 2020.O presente trabalho está inserido nos estudos do GECEM (Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem por objetivo analisar as práticas matemáticas escolares emergentes nas escolas teuto-brasileiras do Município de Antônio Carlos (SC). Trata-se de uma pesquisa documental aliada à uma pesquisa bibliográfica e entrevista. O corpus analítico serão os cadernos escolares do Sr. José Junkes, um cidadão antoniocarlense que os preservou e os disponibilizou para consulta à comunidade, bem como documentos escolares e legislações da época. Os estudos têm por base, principalmente, as teorizações de Michel Foucault. Os resultados da pesquisa mostram que as práticas matemáticas desenvolvidas nessas escolas obedeciam aos programas oficiais catarinenses da época, bem como aos preceitos do movimento da nacionalização do ensino, imposto por Getúlio Vargas. Além disso, também mostram que os colonos aprendiam a executar tarefas de seu cotidiano. Como pesquisas futuras, indica-se o estudo de outras escolas isoladas, paroquiais e grupos escolares da região na tentativa de identificar outras práticas emergentes no contexto da época.Abstract: The present work is inserted in the studies of GECEM (Group of Contemporary Studies and Mathematical Education), of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) and aims to analyze the emerging school mathematical practices in the german-brazilian schools of Antônio Carlos (SC). It is a documentary research combined with a bibliographic research and interview. The analytical corpus will be the school notebooks of Mr. José Junkes, an antoniocarlense citizen who preserved them and made them available for consultation with the community, as well as school documents and legislations of the time. The studies are mainly based on Michel Foucault's theorizations. The research results show that the mathematical practices developed in these schools obeyed the official Santa Catarina programs of the time, as well as the precepts of the nationalization of the education, imposed by Getúlio Vargas. In addition, they also show that farmers learned to perform everyday tasks. As future research, it is indicated the study of other isolated schools, parish and school groups in the region in an attempt to identify other emerging practices in the context of the time.2020Machado, Rosilene BeatrizFlores, Cláudia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Francine Fragoso de Miranda2020-10-21T21:27:06Z2020-10-21T21:27:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 p.| il.application/pdf369528https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216231porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:27:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216231Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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