NOVAS CONDIÇÕES PARA A AUTONOMIA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201845 |
Resumo: | O presente ensaio teórico traz reflexões sobre a autonomia docente na educação a distância. A partir de pesquisa bibliográfica que dialoga com clássicos e contemporâneos autores, alinha a proletarização do trabalho docente e a polidocência às autonomias profissional e pedagógica. Discute-se e relaciona-se a autonomia profissional à proletarização do trabalho docente, tanto no que concerne ao discurso geral e teórico de divisão social e da mais-valia, quanto às condi-ções de trabalho. No âmbito da polidocência, aborda-se a viabilidade da autonomia pedagógi-ca dentro das novas configurações de tempo e espaço, características da EaD. Sinaliza-se, como resposta, algumas tendências e possibilidades para a autonomia docente em EaD, tanto teóricas quanto práticas, que não dependem somente de mudanças e decisões na esfera educa-tiva, tendo em vista estarem envolvida num sólido contexto socioeconômico. |
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