Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafaela Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129537
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
id UFSC_6a9c1a9085367470016f3c225694399a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129537
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSCAdministraçãoEstudo e ensinoEducação baseada na competênciaAdministração de pessoalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.O presente estudo tem como objetivo propor práticas de ensino baseadas no ensino por competências para a área de Recursos Humanos do curso de Administração da UFSC. Para isso, foram selecionadas as turmas de Administração de Recursos Humanos II (CAD7139) do período noturno do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dos semestres de 2013/1 e 2013/2, onde as práticas foram desenvolvidas e testadas. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com professores da área para levantamento das competências necessárias para um profissional da área de Recursos Humanos. A partir desse levantamento foram elaboradas, propostas e aplicadas as práticas de ensino, sendo a aplicação realizada através do experimento com os alunos. Dentre as opções de estratégias para o desenvolvimento das competências, optou-se pela aplicação do problem-based learning (PBL), onde o ensino é baseado na resolução de problemas. No novo formato foram realizadas atividades com os alunos através de estudos de caso, abordagem textual e bibliográfica por meio de resumos críticos, trabalho prático onde pode ser estudada a realidade de uma empresa, e, por fim, a aplicação de uma atividade em formato de jogo relacionada ao conteúdo de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, resgatando todos os conteúdos da disciplina. Os conhecimentos e habilidades dos alunos foram mensurados no primeiro e no último dia de aula permitindo a comparação. Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas sobre a diferença no desenvolvimento de competências, sendo a avaliação realizada através do método de Kirkpatrick. Ao realizar a análise estatística dos dados levantados percebe-se melhora significativa em determinados conhecimentos e algumas habilidades. Já na análise qualitativa os resultados obtidos mostraram-se muito favoráveis tanto com relação aos conhecimentos, quanto às habilidades.<br>Abstract : This study aims to propose teaching practices based on teaching competency for the Human Resources Administration course at UFSC. For this, the subject of Human Resource Management II (CAD7139) the nocturnal course of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) semesters of 2013/1 and 2013/2 have been selected, where practices were developed and tested. First, we carried out a literature review and interviews with teachers in the area to survey the competencies needed for a professional in the area of Human Resources. From this survey were developed, proposed and implemented teaching practices, with an application made through the experiment with students. Among the options strategies for competencies development, we opted for the application of problem-based learning (PBL), where teaching is based on problem solving. Activities in the new format with students were conducted through case studies, textual and bibliographical approach by means of critical summaries, practical work where the reality of a company can be studied, and finally, the application of an activity in the format related to the contents of Strategic Human Resource Planning game, rescuing all subject contents. The knowledge and skills of the students were measured in the first and last day of class allowing comparison. Qualitative and quantitative analyzes of the difference in competencies development and the evaluation performed by the method of Kirkpatrick were held. To perform statistical analysis of the data we can see significant improvement in some knowledge and a few skills. In the qualitative analysis, the results were very favorable both regarding the knowledge and skills.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Rafaela Carvalho de2015-02-05T21:12:48Z2015-02-05T21:12:48Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis252 p.| il., tabs.application/pdf328092https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:12:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:12:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
title Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
spellingShingle Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
Oliveira, Rafaela Carvalho de
Administração
Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Administração de pessoal
title_short Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
title_full Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
title_fullStr Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
title_full_unstemmed Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
title_sort Ensino por competências na área de recursos humanos no curso de administração da UFSC
author Oliveira, Rafaela Carvalho de
author_facet Oliveira, Rafaela Carvalho de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafaela Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Administração de pessoal
topic Administração
Estudo e ensino
Educação baseada na competência
Administração de pessoal
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:12:48Z
2015-02-05T21:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328092
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129537
identifier_str_mv 328092
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 252 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652160251985920