Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fernando José de Paula
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86228
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_6adb68ac04642f44e797fcec38f1e544
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86228
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SCEducação físicaEducação física (Primeiro grau)Estudo e ensinoFlorianopolis (SC)Professores -FormaçãoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) têm sido foco de inúmeros estudos que procuram esclarecer a intervenção docente na escola, principalmente de saber como os professores sistematizam o seu ensino e qual a sua intenção na atividade educativa. Nessa perspectiva, esta investigação se propôs a analisar a intencionalidade da ação educativa expressa na prática pedagógica dos professores de EF da rede estadual de ensino de 5ª a 8ª série em Florianópolis, refletindo sobre as abordagens pedagógicas e as intervenções de ensino. Para tanto, optou-se por utilizar uma metodologia descritiva-interpretativa com uma abordagem qualitativa dos dados. A coleta das informações aconteceu em dois momentos distintos. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório com a finalidade de auxiliar na escolha dos sujeitos para o segundo momento da investigação, fazendo um levantamento das escolas e dos professores de EF da rede estadual, bem como as respectivas abordagens pedagógicas empregadas nas aulas de EF. Os critérios de escolha dos participantes para o segundo momento foram estabelecidos considerando as abordagens pedagógicas referidas com maior freqüência pelos professores no primeiro momento e, também, pelo interesse dos professores em participar na investigação. No segundo momento, foram organizados estudos de casos de ensino, com três professoras de EF, visando obter elementos para reflexão sobre a intencionalidade da prática pedagógica. A triangulação das informações ocorreu com base na entrevista semi-estruturada (temas geradores), na observação das aulas de duas turmas de cada professora (enfocando o contexto escolar e as questões pedagógicas de instrução, organização, disciplina e clima relacional), na análise dos documentos complementares que tinham relação com a investigação (planejamento de ensino e projeto político pedagógico da escola) e nas anotações do campo. Os resultados indicam que a abordagem tecnicista tem sido aquela mais empregada pelos professores de EF da rede estadual de ensino de Florianópolis. Além disso, percebeu-se entre as professoras investigadas que não há preocupação em seguir as orientações pedagógicas sistematizadas na literatura específica de cada abordagem, provocando assim distanciamento entre aquilo que as professoras pensam ser necessário daquilo que de fato realizam na sua prática pedagógica na escola. Quanto às características da intervenção pedagógica, constatou-se que o planejamento era visto como uma atividade eminentemente administrativa sem uma função pedagógica explícita, a comunicação das informações prejudicava muitas vezes a compreensão das atividades durante o processo de ensino-aprendizagem, a organização das aulas seguia uma seqüência livre sem a preocupação de criar um clima favorável para realização das atividades e a disciplina era vista como uma preocupação de controle da ordem ou de remediar comportamentos indisciplinados, muito embora o relacionamento entre as professoras e os alunos fosse de simpatia e tranqüilidade. Considerou-se importante compreender com mais profundidade o cotidiano escolar através de estudos de perspectivas qualitativas, que procurem tanto escutar os professores quanto fornecer oportunidades de formação para sistematizarem os conhecimentos adquiridos na prática pedagógica.Florianópolis, SCNascimento, Juarez Vieira doUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Fernando José de Paula2012-10-21T04:55:49Z2012-10-21T04:55:49Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 111 f.| il., tabs., grafs.application/pdf196307http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86228porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T23:57:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86228Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T23:57:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
title Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
spellingShingle Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
Cunha, Fernando José de Paula
Educação física
Educação física (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
title_short Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
title_full Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
title_fullStr Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
title_full_unstemmed Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
title_sort Prática pedagógica de professores de educação física: um estudo de casos na rede pública estadual em Florianópolis-SC
author Cunha, Fernando José de Paula
author_facet Cunha, Fernando José de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juarez Vieira do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Fernando José de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação física (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
topic Educação física
Educação física (Primeiro grau)
Estudo e ensino
Florianopolis (SC)
Professores -
Formação
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-21T04:55:49Z
2012-10-21T04:55:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 196307
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86228
identifier_str_mv 196307
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 111 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652255368314880