Uma ação de formação de professores na e para uma abordagem investigativa em aulas de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Denise Knorst da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206097
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
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spelling Uma ação de formação de professores na e para uma abordagem investigativa em aulas de matemáticaEducação científica e tecnológicaProfessores de matemáticaMatemáticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.Esta pesquisa de doutorado envolve uma ação de formação de professores desenvolvida junto ao grupo de professores do Ensino Fundamental de uma Escola da rede pública estadual do RS. A ação foi orientada pela análise de casos de ensino elaborados a partir da abordagem investigativa em aulas de Matemática, cuja construção é concebida nessa tese com vistas a sua compreensão e integração na prática. O objetivo foi investigar a abordagem associada à prática docente com metodologias de ensino investigativas e as suas possibilidades como construto teórico-prático na orientação de ações formativas e no ensino de Matemática. Os argumentos de sustentação da tese foram elaborados com o apoio de teóricos como Schön (1983), com sua teoria do professor reflexivo; Marcelo Garcia (1999), Imbernón (2002, 2009), Nóvoa (2008, 2013), Fiorentini e Crecci (2013), pela valorização de uma formação na perspectiva do desenvolvimento profissional do professor; Mizukami (2000, 2004), pela referência nos casos de ensino; Ball e colaboradores (2008), pela defesa dos conhecimentos matemáticos para o ensino. A ação de formação envolveu professores dos anos inicias e professores dos anos finais de Ensino Fundamental que constituíram um grupo com características distintas quanto à área de atuação e formação, e quanto à participação nos encontros. A pesquisa é qualitativa e foi orientada por princípios que sustentam uma formação pautada na concepção do professor reflexivo e do desenvolvimento profissional docente, ou seja, no desenvolvimento de um processo pela aprendizagem da docência em interação com o contexto profissional, no qual o professor de forma individual e coletiva se coloca como agente da sua formação, numa atitude permanente de reflexão e indagação, investigando e buscando soluções para problemáticas que promovem compreensões e que podem gerar mudanças na prática docente. A ação de formação ocorreu em dois momentos: i) análise de casos de ensino sobre a abordagem investigativa pelos professores; ii) planejamento e desenvolvimento de aula em uma abordagem investigativa pelos professores. A metodologia da pesquisa foi pautada nas narrativas, sendo utilizados os casos de ensino, com referência em Mizukami (2000, 2004), como ferramenta pedagógica na ação de formação e como instrumento de produção de dados. Os dados descritivos foram produzidos a partir das gravações em áudio dos encontros e dos registros escritos produzidos pelos professores em atividades presenciais e a distância. Os resultados da pesquisa constituem a tese do conhecimento da abordagem investigativa como potencial para integrar metodologias investigativas às aulas de Matemática e para o desenvolvimento de uma ação de formação de professores na perspectiva do professor e formador reflexivos e seu desenvolvimento profissional. Os argumentos referem-se às potencialidades da ação para: a compreensão da abordagem de ensino articulada à utilização de metodologias investigativas; o movimento de integração de metodologias investigativas na prática docente; a mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino; a constituição de um formador e professor reflexivos; a qualificação da formação, atuação e desenvolvimento profissional do professor e do formador; às contribuições com o ensino e a aprendizagem da Matemática na Educação Básica.Abstract : This doctoral research involves an action of teacher training developed together with the group of teachers of Elementary School of a public school in the state of Rio Grande do Sul. The action was guided by the analysis of teaching cases elaborated from the investigative approach in Mathematics classes, whose construction is conceived in this thesis with a view to its comprehension and integration in the practice. The objective was to investigate the approach associated with teaching practice with investigative teaching methodologies and its possibilities as a theoretical- practical construct in the orientation of formative actions and in the teaching of Mathematics. The arguments for the thesis were elaborated with the support of theoreticians such as Schön (1983), with his reflective teacher theory; Marcelo Garcia (1999), Imbernón (2002, 2009), Nóvoa (2008, 2013), Fiorentini and Crecci (2013), for the valuation of a teacher training perspective; Mizukami (2000, 2004), for reference in teaching cases; Ball and collaborators (2008), for the defense of mathematical knowledge for teaching. The training action involved teachers from the early years and teachers from the final years of Elementary School who constituted a group with distinct characteristics regarding the area of action and training, and about participation in the meetings. The research is qualitative and was guided by principles that support a formation based on the conception of the reflective teacher and the professional development of the teacher, that is, in the development of a process by the teaching of teaching in interaction with the professional context, in which the teacher of form individual and collective, places itself as an agent of their formation, in a permanent attitude of reflection and inquiry, investigating and seeking solutions to problems that promote understanding and that can generate changes in teaching practice. The training took place in two moments: i) analysis of teaching cases about the investigative approach by teachers; ii) planning and developing a class in an investigative approach by teachers. The methodology of the research was based on the narratives, being used the cases of education, with reference in Mizukami (2000, 2004), as a pedagogical tool in the training action and as instrument of data production. The descriptive data were produced from the audio recordings of the meetings and the written records produced by the teachers in face and distance activities. The results of the research constitute the thesis of the knowledge of the investigative approach as potential to integrate investigative methodologies to the classes of Mathematics and for the development of an action of formation of teachers from the perspective of the reflectiveteacher and trainer and their professional development. The arguments relate to the potential of the action to: the understanding of the teaching approach articulated to the use of investigative methodologies; the movement of integration of investigative methodologies in the teaching practice; the mobilization of mathematical knowledge for teaching; the constitution of a reflective teacher and teacher; the qualification of the formation, performance and professional development of the teacher and the trainer; to the contributions with the teaching and learning of Mathematics in Basic Education.Costa, David Antonio daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Denise Knorst da2020-03-31T14:45:45Z2020-03-31T14:45:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis314 p.| il.application/pdf359813https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206097porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T14:45:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/206097Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:45:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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