Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981
Resumo: O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.
id UNICAMP-21_0a5a8f45a75534db4d4b28e8f4a2071e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646981
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaEngenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaFormação de professores de matemáticaEngenharia didáticaPesquisa em educação matemáticaEnsino de matemáticaFormação de professores de matemáticaEngenharia didáticaPesquisa em educação matemáticaEnsino de matemáticaO presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698110.20396/zet.v13i23.8646981Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-1202176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981/13882Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde Garcia2023-10-27T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646981Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:31:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
spellingShingle Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
Carneiro, Vera Clotilde Garcia
Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
title_short Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_full Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_fullStr Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_full_unstemmed Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
title_sort Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
author Carneiro, Vera Clotilde Garcia
author_facet Carneiro, Vera Clotilde Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Vera Clotilde Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
topic Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Engenharia didática
Pesquisa em educação matemática
Ensino de matemática
description O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981
10.20396/zet.v13i23.8646981
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981
identifier_str_mv 10.20396/zet.v13i23.8646981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981/13882
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2005
Brasil; 2005
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120
Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120
Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591636426752