Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2005 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Zetetiké (Online) |
DOI: | 10.20396/zet.v13i23.8646981 |
Download full: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981 |
Summary: | O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático. |
id |
UNICAMP-21_0a5a8f45a75534db4d4b28e8f4a2071e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646981 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
spelling |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaEngenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemáticaFormação de professores de matemáticaEngenharia didáticaPesquisa em educação matemáticaEnsino de matemáticaFormação de professores de matemáticaEngenharia didáticaPesquisa em educação matemáticaEnsino de matemáticaO presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698110.20396/zet.v13i23.8646981Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-1202176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981/13882Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Vera Clotilde Garcia2023-10-27T13:31:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646981Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:31:03Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
spellingShingle |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Carneiro, Vera Clotilde Garcia Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática Carneiro, Vera Clotilde Garcia Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática |
title_short |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_full |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_fullStr |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
title_sort |
Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática |
author |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
author_facet |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Vera Clotilde Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática |
topic |
Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática Formação de professores de matemática Engenharia didática Pesquisa em educação matemática Ensino de matemática |
description |
O presente texto constitui estudo de caso de atividade formadora de professores de matemática, informada e orientada pelos princípios da Engenharia Didática. O objetivo do trabalho não está tão centrado na experiência didática realizada – ensino de geometria com uso de softwares – quanto nas características do funcionamento metodológico desta teoria, vista como um referencial para articular pesquisa e ação didática. O artigo traz um mapa da engenharia, que pode ser um exemplo de roteiro racional para as reflexões do professor, em formação inicial ou continuada, e que abrange: descrição e justificativa da escolha do tema e do local da ação; análise do ensino habitual nas dimensões epistemológica, cognitiva e didática; escolhas e hipóteses que acompanham o planejamento da ação, experimentação, análise posterior, validação; e considerações sobre a reprodutibilidade do produto didático. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981 10.20396/zet.v13i23.8646981 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v13i23.8646981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981/13882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2005 Brasil; 2005 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120 Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120 Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 87-120 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1822181128953397248 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/zet.v13i23.8646981 |