Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rosiete Costa de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211645
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
id UFSC_6b514c1f69d334351f0e72e59056cb76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211645
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?Educação científica e tecnológicaProfessoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.Este é um estudo teórico-empírico sobre uma experiência de formação de professores-formadores por meio do Observatório Etnoformador, entre 2013 e 2014, em Timor-Leste. A experiência é mostrada aqui, e dela/com ela se busca construir uma compreensão teórica e epistemológica que possa contribuir com outras experiências e com políticas, sobretudo, de currículo e formação neste país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de perspectiva multirreferencial. Paulo Freire, as epistemologias do Sul, de Boaventura de Sousa Santos, a etnometodologia, o referencial de currículo e formação, de Roberto Sidnei Macedo, e o estudo dos observatórios etnoformadores, de Cláudio Orlando Nascimento, são suas principais referências teórico-metodológicas. O estudo mostra as compreensões dos professores-formadores membros do Observatório Etnoformador em Timor-Leste por meio das narrativas que constituíram as com-versações nos encontros. O que este estudo está trazendo é uma experiência produzida nos encontros entre professores formadores que olham com olhar implicado para experiências culturais das quais fazem parte, sendo por elas constituídos e também sendo delas constituintes, observando-se ao observar, conforme a noção de observação implicada criada no contexto dos observatórios etnoformadores (NASCIMENTO, 2007), problematizam a educação escolar fazendo emergir daí temas que permitem perceber a existência de elementos criadores de processos instituintes outros de ciência, de tecnologia da educação e de educação escolar.<br>Abstract : This is a theoretical-empirical study on an experience of teacher-teacher training through the Ethnoformer Observatory between 2013 and 2014 in Timor-Leste. Experience is shown here, and it seeks to build a theoretical and epistemological understanding that can contribute to other experiences and policies, especially curricula and formation in this country. This is a qualitative research from a multireferential perspective. Paulo Freire, the Southern epistemologies of Boaventura de Sousa Santos, ethnomethodology, Roberto Sidnei Macedo's curriculum and formation reference, and the study of the ethnoformer observatories of Cláudio Orlando Nascimento, are the main theoretical and methodological references. The study shows the understandings of the teacher-trainers who are members of the Ethnoformer Observatory in Timor-Leste through the narratives that constituted the conversations in the meetings. What this study is bringing is an experience produced in the meetings between teacher educators who look with implied look at cultural experiences of which they are part, being constituted by them and also being constituents of them, observing themselves in observing, according to the notion of observation involved created in the context of ethnoforming observatories (NASCIMENTO, 2007), problematize school education by raising themes that allow us to perceive the existence of creative elements of other processes of science, education technology and school education.Cassiani, SuzaniUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Rosiete Costa de2020-08-20T05:54:42Z2020-08-20T05:54:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis211 p.| il.application/pdf362587https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211645porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-20T05:54:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/211645Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:54:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
title Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
spellingShingle Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
Sousa, Rosiete Costa de
Educação científica e tecnológica
Professores
title_short Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
title_full Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
title_fullStr Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
title_full_unstemmed Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
title_sort Observatório etnoformador em Timor-Leste: uma tecnologia de formação por outro ethos pedagógico escolar/institucional?
author Sousa, Rosiete Costa de
author_facet Sousa, Rosiete Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassiani, Suzani
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rosiete Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Professores
topic Educação científica e tecnológica
Professores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-20T05:54:42Z
2020-08-20T05:54:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 362587
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211645
identifier_str_mv 362587
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085376319488