A pesquisa na formação inicial de professores de ciências no Timor-Leste: contribuições do Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciências e Tecnologia (GEECITE)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187056 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017. |
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A pesquisa na formação inicial de professores de ciências no Timor-Leste: contribuições do Grupo de Estudos sobre Ensino de Ciências e Tecnologia (GEECITE)Educação científica e tecnológicaProfessores de ciênciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.Este estudo teve como pressuposto que as pesquisas realizadas nas licenciaturas, na área de Ensino de Ciências, são condicionadas, historicamente, pelo discurso colonial-eurocêntrico da modernidade ocidental. Esse discurso se reflete nas práticas tradicionais da pesquisa, centrada na busca da verdade, por meio da observação neutra e explicação objetiva dos fatos isolados, baseadas em supostas leis científicas universais. Tais práticas, contribuem para a manutenção da visão positivista de ciência neutra e objetiva, livre de valores éticos e sociais. Nesta tese, apresento um estudo, de natureza qualitativa, desenvolvido, entre os anos de 2013 e 2016, na Universidade Nacional Timor Lorosa?e (UNTL) - Timor-Leste, no âmbito da formação inicial de professores, da área de Ensino de Ciências. A investigação foi realizada com os estudantes e professores do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Ciência na formação de professores no Timor-Leste (GEECITE). O estudo teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento da pesquisa formativa-dialógica, construída de forma coletiva e participativa no/pelo grupo, tendo em vista compreender as suas contribuições à construção do olhar crítico dos futuros professores para as questões que envolvem as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no contexto em que se insere. Para isso, investiguei e problematizei o funcionamento da pesquisa nas licenciaturas, na área de Ensino de Ciências da UNTL, destaquei alguns aspectos condicionantes; analisei o processo discursivo ocorrido durante o desenvolvimento da pesquisa formativa-dialógica no GEECITE, em especial, a produção de sentidos sobre CT e as relações que emergiram nos diálogos entre os sujeitos participantes. Por fim, identifiquei e analisei os desafios e as possibilidades decorrentes desse processo para a formação de professores. O estudo teve como aporte teórico- metodológico a Análise de Discurso (AD) francesa, fundamentada nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Para problematizar o contexto da educação/formação de professores de Ensino de Ciências no Timor-Leste, assumi o ponto de vista da educação crítico- transformadora, de Paulo Freire, a articulados aos Estudos CTS (ECTS) latino-americanos e aos referenciais do campo de estudos decoloniais. As análises focalizaram o movimento de interpretação dos sujeitos, visando apreender a produção de sentidos sobre ciência e tecnologia, ocorrido nos diálogos, durante o desenvolvimento das atividades. Nesse movimento, foi possível identificar processos de deslocamentos de sentidos pré-estabelecidos, hegemônicos e eurocêntricos de ciência, dominantes no contexto. Os resultados das análises indicam que a prática da pesquisa formativa-dialógica é potencialmente relevante para a formação de professores de Ensino de Ciências, na medida em que contribui para ampliar o olhar sobre as questões que envolvem as relações entre CTS, desenvolve a criticidade, conduzindo os sujeitos à participação e à transformação da realidade.Abstract : This study had as a presupposition that the researches carried out in the degrees in the area of Science Teaching are historically conditioned by the colonial-eurocentric discourse of Western modernity. This discourse is reflected in the traditional practices of research, centered on the search for truth, through neutral observation and objective explanation of isolated facts, based on supposed universal scientific laws. Such practices contribute to the maintenance of the positivist view of neutral and objective science, free of ethical and social values. In this thesis, I present a qualitative study, developed between 2013 and 2016, at the Timor Lorosa'e National University (UNTL) - Timor-Leste, in the context of initial teacher training, in the area of Science Teaching. The research was carried out with the students and teachers of the Group of Studies and Research on Teaching Science in teacher training in East Timor (GEECITE). In this thesis, I present a qualitative study, developed between 2013 and 2016, at the Timor Lorosa'e National University (UNTL) - Timor-Leste, in the context of initial teacher training, in the area of Science Teaching. The research was carried out with the students and teachers of the Group of Studies and Research on Teaching Science in teacher training in East Timor (GEECITE). For that, I investigated and problematized the work of the research in the courses, in the area of Science Teaching of the UNTL, I highlighted some conditioning aspects; I analyzed the discursive process that occurred during the development of formative-dialogical research in GEECITE, especially the production of meanings about TC and the relationships that emerged in the dialogues between the participants. Finally, I identified and analyzed the challenges and possibilities arising from this process for teacher training. The study was based on the work of Michêl Pêcheux and Eni Orlandi as a theoretical-methodological contribution. In order to problematize the context of the education / training of Science Teaching teachers in Timor-Leste, I took the point of view of Paulo Freire's critical-transformative education as articulated to Latin American STS Studies (STSE) and field references of decolonial studies. The analyzes focused on the subjects' interpretation movement, aiming at apprehending the production of meanings about science and technology, which took place in the dialogues, during the development of the activities. In this movement, it was possible to identify processes of displacements of pre-established, hegemonic and eurocentric senses of science, dominant in the context. The results of the analyzes indicate that the practice of formative-dialogical research is potentially relevant to the formation of Science Teaching teachers, since it contributes to broadening the view on the issues that involve the relationships between STS, develops criticality, leading the subjects of participation and the transformation of reality.Linsingen, Irlan vonUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Fátima Suely Ribeiro2018-06-15T04:04:36Z2018-06-15T04:04:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis269 p.| il.application/pdf353287https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187056porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-15T04:04:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187056Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-15T04:04:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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