Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tiago Quartiero
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.
id UFSC_6b633fe4f0377df82ddafea01eb8efb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/194613
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicasFísicaAprendizagemEstacões meteorologicasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.A dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência metodológica da Taxonomia de Bloom Revisada no ensino de Física. Existem diversos trabalhos que tratam das ferramentas pedagógicas utilizadas no planejamento e organização do processo de ensino aprendizagem. A Taxonomia de Bloom Revisada é uma dessas ferramentas, cuja finalidade é proporcionar assistência à assimilação e a definição dos objetivos ligados ao âmbito do saber. A dissertação aborda a apropriação do conhecimento, habilidades e competências, propondo a evolução do processo de ensino e aprendizagem, aos sujeitos envolvidos. Tal evolução será verificada por meio da aplicação de um produto educacional, que é composto por atividades de aprendizagem, fundamentadas nos níveis da Taxonomia de Bloom Revisada e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, aplicando conceitos da Física através de utilização de estações meteorológicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Criciúma- SC, em uma turma de 30 alunos do 3º Ano do ensino médio. A aplicação do produto educacional demonstrou ser uma ferramenta eficaz no processo de construção do conhecimento discente elucidando as aplicações da Física em seu cotidiano.Abstract : The dissertation presents the development and application of a methodological sequence of Bloom Taxonomy Revised in Physics teaching. There are several works that deal with the pedagogical tools used in the planning and organization of the learning teaching process. The Revised Bloom Taxonomy is one of these tools, whose purpose is to provide assistance to assimilation and the definition of objectives linked to the scope of knowledge. In the context of this dissertation, it addresses the appropriation of knowledge, skills and competences, proposing the evolution of the teaching and learning process, to the subjects involved. This evolution will be verified through the application of an educational product, which is composed of learning activities, based on the levels of Revised Bloom Taxonomy and Ausubel's meaningful learning theory, applying concepts of Physics through the use of meteorological stations. The research was developed in a school in Criciúma-SC, in a class of 30 students of the 3rd year of high school. The application of the educational product has proved to be an effective tool in the teacher of student knowledge construction elucidating the applications of Physics in its daily life.Rampinelli, Giuliano ArnsUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Tiago Quartiero2019-04-05T04:06:17Z2019-04-05T04:06:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357117https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T04:06:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194613Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-04-05T04:06:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
title Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
spellingShingle Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
Pereira, Tiago Quartiero
Física
Aprendizagem
Estacões meteorologicas
title_short Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
title_full Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
title_fullStr Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
title_sort Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
author Pereira, Tiago Quartiero
author_facet Pereira, Tiago Quartiero
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rampinelli, Giuliano Arns
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Tiago Quartiero
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Aprendizagem
Estacões meteorologicas
topic Física
Aprendizagem
Estacões meteorologicas
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-05T04:06:17Z
2019-04-05T04:06:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 357117
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613
identifier_str_mv 357117
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652382138007553