Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicas
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018. |
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Aplicação da metodologia de taxonomia de bloom revisada no ensino de física a partir da análise de dados de estações meteorológicasFísicaAprendizagemEstacões meteorologicasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2018.A dissertação apresenta o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência metodológica da Taxonomia de Bloom Revisada no ensino de Física. Existem diversos trabalhos que tratam das ferramentas pedagógicas utilizadas no planejamento e organização do processo de ensino aprendizagem. A Taxonomia de Bloom Revisada é uma dessas ferramentas, cuja finalidade é proporcionar assistência à assimilação e a definição dos objetivos ligados ao âmbito do saber. A dissertação aborda a apropriação do conhecimento, habilidades e competências, propondo a evolução do processo de ensino e aprendizagem, aos sujeitos envolvidos. Tal evolução será verificada por meio da aplicação de um produto educacional, que é composto por atividades de aprendizagem, fundamentadas nos níveis da Taxonomia de Bloom Revisada e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, aplicando conceitos da Física através de utilização de estações meteorológicas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Criciúma- SC, em uma turma de 30 alunos do 3º Ano do ensino médio. A aplicação do produto educacional demonstrou ser uma ferramenta eficaz no processo de construção do conhecimento discente elucidando as aplicações da Física em seu cotidiano.Abstract : The dissertation presents the development and application of a methodological sequence of Bloom Taxonomy Revised in Physics teaching. There are several works that deal with the pedagogical tools used in the planning and organization of the learning teaching process. The Revised Bloom Taxonomy is one of these tools, whose purpose is to provide assistance to assimilation and the definition of objectives linked to the scope of knowledge. In the context of this dissertation, it addresses the appropriation of knowledge, skills and competences, proposing the evolution of the teaching and learning process, to the subjects involved. This evolution will be verified through the application of an educational product, which is composed of learning activities, based on the levels of Revised Bloom Taxonomy and Ausubel's meaningful learning theory, applying concepts of Physics through the use of meteorological stations. The research was developed in a school in Criciúma-SC, in a class of 30 students of the 3rd year of high school. The application of the educational product has proved to be an effective tool in the teacher of student knowledge construction elucidating the applications of Physics in its daily life.Rampinelli, Giuliano ArnsUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Tiago Quartiero2019-04-05T04:06:17Z2019-04-05T04:06:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf357117https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194613porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T04:06:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194613Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-04-05T04:06:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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