Prevenção ao uso de drogas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106756 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2013. |
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Prevenção ao uso de drogasSaúde públicaAbuso de substânciasPrevençãoParticipação socialTecnologia educacionalLideranca comunitariaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Florianópolis, 2013.O presente estudo analisou as experiências de prevenção ao uso de drogas cadastradas no Banco de Experiências Práticas (BEP), recurso educacional aplicado aos alunos da 4ª edição do Curso ?Prevenção ao uso indevido de drogas- Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias?, o qual foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça (MJ) e realizado em 2011, na modalidade de ensino à distância, pela Secretaria de Educação à Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa é de natureza descritivo-exploratória com abordagem quantiqualitativa e os resultados são discutidos no formato de dois artigos científicos. O primeiro, intitulado ?Prevenção ao uso de drogas: práticas desenvolvidas por conselheiros e líderes comunitários?, apresenta uma análise geral das 543 práticas cadastradas no BEP que foram classificadas inicialmente conforme os diferentes enfoques discutidos no curso, tais como: ações de tratamento, pesquisas, experiências já concluídas e preventivas que estivessem em andamento. Esta análise revela que a maioria das práticas já estava sendo desenvolvida há mais de um ano, grande parte na Região Sudeste, mais especificamente no Estado de São Paulo, sendo que a Bahia também se destaca pela quantidade de experiências em andamento. Geralmente participam destas menos de 50 pessoas e a atividade mais desenvolvida e conhecida por todos é a palestra. Os objetivos, na sua maioria, visam à prevenção do uso de drogas e os resultados das práticas são avaliados pelos seus autores como satisfatórios, evidenciando características positivas das ações. O segundo artigo, denominado ?Prevenção ao Uso de Drogas: uma análise de experiências práticas de conselheiros e líderes comunitários no Brasil?, analisa as abordagens evidenciadas nas práticas preventivas em andamento de acordo com a literatura pesquisada pertinente ao tema. Os temas ressaltados em maior quantidade abordam questões de: amedrontamento, oferecimento de alternativas, educação afetiva, estilo de vida saudável, princípio moral e aprendizagem social. Em menor número o conhecimento científico, redução da oferta, aumento do controle social e pressão positiva de grupo. 26 experiências apresentam dois modelos de abordagens, além de ações de prevenção do programa Amor-Exigente (AE) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD. A maioria das ações evidencia uma perspectiva ampliada e positiva com relação à prevenção, ou de redução de danos (RD), avaliada, conforme literatura pesquisada, como mais adequada, sem fazer uso, necessariamente, dos elementos caracterizados como proibicionistas. As propostas de RD trabalham na perspectiva da redução de riscos e danos relacionados a qualquer tipo de consumo que seja potencialmente prejudicial. A postura considerada tradicional ou de guerra às drogas é focada no apelo moral e amedrontamento, com a exacerbação das advertências sobre os malefícios do consumo de drogas. O BEP incentivou os alunos a compartilharem suas ações, aplicadas das mais diversas formas, permitindo-nos uma visualização nacional dessas práticas preventivas que vêm sendo realizadas nos diferentes contextos sociais. Consideramos com este estudo a importância de uma maior socialização das experiências do BEP para a ampliação da rede de prevenção às drogas no país.<br>Abstract : The present study analysed the experiences of prevention of drug use registered in the Bank of Practical Experiences (Banco de Experiências Práticas aka BEP), an educational resource applied to students at the 4th Course ?Prevention of drug use ? Capacity Development for Council Members and Community Leaderships?. Promoted by the National Secretary for Drug Policies (SENAD) of the Ministry of Justice (MJ), the course was delivered in 2011 on distance learning by the Secretary of Distance Learning (SeaD) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). This research has a descriptive-exploratory nature with quantiqualitative approach and the results are discussed in the form of two scientific articles. The first has the title ?Prevention to drug use: practices developed by council members and community leaderships? and presents a general analysis of 543 practices registered on BEP and classified according to different preventive approaches, such as treatment actions, researches, finished experiences and ongoing preventive ones. While discussing those prevention experiences according to the characteristics registered on BEP, we found out that most of the actions were being developed for more than a year, mostly on Brazil's Southeast Region, more specifically São Paulo State. Bahia State is also prominent in the amount of ongoing experience. Usually the practices involve less than 50 people and the most developed and known activity is the lecture. The aim is to prevent drug use and the results are evaluated by their authors as satisfactory, which makes evident the positive characteristics of the actions. The second article, with title ?Preventing Drug Use: an analysis of practical experiences of counselors and community leaders in Brazil?, analyses the approaches detected on the ongoing preventive practices, according to the theoretic references that can be found in literature. The following focuses revealed themselves as more present in quantity: intimidation, offering of alternatives, affective education, healthy life style, moral principle and social learning. In a lesser number we found the approaches of scientific knowledge, reduction of offer, increase on social control and positive group pressure. Twenty six experiments present two models of approaches and preventive actions of the program Demanding Love and the Educational Program of Drug Resistance. Most of the actions highlights a broader, positive perspective regarding prevention or harm reduction evaluated according to researched literature, as the most appropriate, without necessarily making use of the elements characterized as prohibitionists. The proposed harm reduction work with the perspective of risk reduction and damages related to any kind of consumption potentially harmful. Posture considered traditional or war on drugs is focused on moral appeal and intimidation with the exacerbation of warnings of the dangers of drug use. The BEP encouraged students to share their actions, applied in many different ways, allowing us to nationally display these preventive practices that have been held in different social contexts. The conclusion is that most actions show a positive and broadened perspective of prevention, or harm reduction, evaluated as more adequate, without making use of elements that are characterized as prohibitionists. We consider, with this study, the importance of a greater socialization of the experiences recorded by BEP to expand the network of drug prevention in the country.Büchele, FátimaPereira, Ana Luiza DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Fernanda2013-12-05T22:15:54Z2013-12-05T22:15:54Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis162 p.| il., tabs.application/pdf319117https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106756porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:42:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106756Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:42:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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