Competência produtiva escrita: processos argumentativos dos alunos da quinta série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valer, Salete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100892
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüistica, Florianópolis, 2012
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spelling Competência produtiva escrita: processos argumentativos dos alunos da quinta série do ensino fundamentalLinguísticaRedaçãoAprendizagemEscritaDiscussões e debatesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüistica, Florianópolis, 2012Esta pesquisa tem por objetivo geral propor estratégias para o desenvolvimento da competência argumentativa escrita de alunos da quinta série do ensino fundamental. O objeto de estudo trata da produção escrita e o problema a ser investigado é a competência produtiva para a argumentação, o qual toma como instrumento de análise o gênero textual Ensaio curto argumentativo focalizando os aspectos textuais e metatextuais que o envolve. A hipótese de base é a de que a competência argumentativa se amplia na medida em que se intervém com atividades para desenvolver o conhecimento sobre todos os aspectos envolvidos no processamento dessa atividade de escrita. Justifica-se esta pesquisa tendo em vista a quantidade reduzida de estudos nacionais que focalizam o processamento da escrita considerando os aspectos mais amplos envolvidos nesta atividade. A pesquisa é relevante por apresentar dados atuais da aprendizagem de uma escola pública, já que o papel de conduzir o aprendiz ao pleno desenvolvimento da atividade da escrita, a fim de que ele possa participar de forma plena na sociedade da qual faz parte cabe à escola. O referencial teórico versa sobre os principais modelos teóricos do processamento da escrita, o conceito de esquema cognitivo, as principais estratégias para medir a leitura, o conceito de argumentação e o conceito de metatextualização e de argumentação. Quanto à metodologia, o estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação centrada na experimentação e na intervenção em que toma por base um grupo de variáveis independentes (alunos e escola); um grupo de variáveis dependentes (categorias do texto argumentativo) e um grupo de variáveis intervenientes (atividades desenvolvidas na intervenção). Após a intervenção na turma de Experimento, aplicou-se o pós-teste nas duas turmas, cujos dados foram submetidos a tratamento estatístico com a finalidade de observar se houve avanços na escrita dos alunos da turma experimental em relação aos da turma controle. Os resultados encontrados indicam que a turma de Experimento teve avanços significativos em relação ao emprego do título do texto, ao desenvolvimento mais eficaz do argumento da tese, em que a explicação foi mais explícita e as evidências para os argumentos passaram a um nível mais científico.<br>Abstract : The general objective of this research is to propose strategies for developing competence in the writing of argumentative essays of fifth grade students in Elementary School. The object of study deals with student writing, and the problem being investigated is competence in written argumentation, with the genre, Short Argumentative Essay, as an instrument of analysis, focusing on the textual and metatextual aspects involved. The fundamental hypothesis is that competence in argumentation increases with the intervention of activities to develop knowledge about all the aspects involved in the process of this written activity. This research is justified in light of the lack of national studies that focus on the process of writing considering the broader aspects involved in this activity. The research is relevant in that it presents current data on the learning process of students at a public school, whose role it is to direct the learner to fully develop their writing, so that he or she may enjoy full participation in the society, of which the school is a part. The theoretical framework covers the main theoretical models of the writing process, the concept of cognitive schemata, the main strategies in measuring reading comprehension, the concept of argumentation and the concept of metatextualization. This research is characterized as action-research, centered on experimentation and intervention based on a group of independent variables (students and school); a group of dependent variables (categories of argumentative texts) and a group of intervening variables (activities developed in the intervention). After the intervention with the experimental group, a post-test was applied in the two groups, whose data were submitted to statistical treatment with the goal of observing if there were any improvements in the students' writing in the experimental group compared to the control group. The results indicate that the Experimental group made significant improvements in relation to using titles, the development of more efficient argumentation of the thesis in which the explanations were more explicit and the evidence used in the arguments reached a more scientific level.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaValer, Salete2013-06-25T23:39:12Z2013-06-25T23:39:12Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis468 p.| il., grafs., tabs.application/pdf314304http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100892porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-25T23:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100892Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-25T23:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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