A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodriguês, Jeremias Stein
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687
Resumo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114
id UFSC_6bd40e461ac3dbf8770ffdc5b79c338e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224687
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinarForma escolarHistória da educaçãoObjetivação de sabereshttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114Ao fim do século XIX é proposto pela Comissão dos quinze uma reforma para o ensino elementar estadunidense, na qual se encontram também recomendações para a reestruturação da formação de professores naquele país. A partir da análise do relatório elaborado acerca deste tema, buscou-se caracterizar o modelo de forma escolar que se sobressai segundo a proposta, bem como identificar os saberes que deveriam servir de “ferramenta”, chamados aqui de saberes para ensinar, para os futuros professores norte-americanos. Deste modo, os conceitos de forma escolar (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001), saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) e a objetivação de saberes se constituem como base teórica e metodológica neste trabalho. Por fim, foi possível observar que a proposta elaborada pela Comissão dos quinze para a formação de professores estabelece esta sobre dois eixos: teórica acadêmica e analítica prática. O primeiro eixo, ligado aos saberes das ciências, objeto do ensino, e dos saberes referentes aos processos pedagógicos, ao âmbito escolar e metodologias de ensino. Neste eixo são destacados saberes para ensinar já objetivados, adquiridos por estudos teóricos. O segundo eixo tem como foco a observação do “bom ensino” e da prática da docência, sendo em ambos momentos acompanhados pela orientação dos mais experientes. É possível inferir que tais saberes não poderiam ser transmitidos de outra forma, ressaltando assim um estágio ainda muito inicial de objetivação destes saberes.2021-07-08T01:03:24Z2021-07-08T01:03:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687Rodriguês, Jeremias SteinCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-08T01:08:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-08T01:08:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
title A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
spellingShingle A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
Rodriguês, Jeremias Stein
Forma escolar
História da educação
Objetivação de saberes
title_short A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
title_full A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
title_fullStr A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
title_full_unstemmed A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
title_sort A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
author Rodriguês, Jeremias Stein
author_facet Rodriguês, Jeremias Stein
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Costa, David Antonio da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodriguês, Jeremias Stein
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Forma escolar
História da educação
Objetivação de saberes
topic Forma escolar
História da educação
Objetivação de saberes
description https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-08T01:03:24Z
2021-07-08T01:03:24Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687
identifier_str_mv RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652318753685504