A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687 |
Resumo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114 |
id |
UFSC_6bd40e461ac3dbf8770ffdc5b79c338e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224687 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinarForma escolarHistória da educaçãoObjetivação de sabereshttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114Ao fim do século XIX é proposto pela Comissão dos quinze uma reforma para o ensino elementar estadunidense, na qual se encontram também recomendações para a reestruturação da formação de professores naquele país. A partir da análise do relatório elaborado acerca deste tema, buscou-se caracterizar o modelo de forma escolar que se sobressai segundo a proposta, bem como identificar os saberes que deveriam servir de “ferramenta”, chamados aqui de saberes para ensinar, para os futuros professores norte-americanos. Deste modo, os conceitos de forma escolar (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001), saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017) e a objetivação de saberes se constituem como base teórica e metodológica neste trabalho. Por fim, foi possível observar que a proposta elaborada pela Comissão dos quinze para a formação de professores estabelece esta sobre dois eixos: teórica acadêmica e analítica prática. O primeiro eixo, ligado aos saberes das ciências, objeto do ensino, e dos saberes referentes aos processos pedagógicos, ao âmbito escolar e metodologias de ensino. Neste eixo são destacados saberes para ensinar já objetivados, adquiridos por estudos teóricos. O segundo eixo tem como foco a observação do “bom ensino” e da prática da docência, sendo em ambos momentos acompanhados pela orientação dos mais experientes. É possível inferir que tais saberes não poderiam ser transmitidos de outra forma, ressaltando assim um estágio ainda muito inicial de objetivação destes saberes.2021-07-08T01:03:24Z2021-07-08T01:03:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687Rodriguês, Jeremias SteinCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-08T01:08:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224687Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-08T01:08:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
title |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
spellingShingle |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar Rodriguês, Jeremias Stein Forma escolar História da educação Objetivação de saberes |
title_short |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
title_full |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
title_fullStr |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
title_full_unstemmed |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
title_sort |
A formação de professores do ensino elementar segundo a comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar |
author |
Rodriguês, Jeremias Stein |
author_facet |
Rodriguês, Jeremias Stein Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, David Antonio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodriguês, Jeremias Stein Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma escolar História da educação Objetivação de saberes |
topic |
Forma escolar História da educação Objetivação de saberes |
description |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-08T01:03:24Z 2021-07-08T01:03:24Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687 |
identifier_str_mv |
RODRIGUÊS, Jeremias Stein; COSTA, David Antonio da. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, [S.l.], jun. 2021. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75114>. Acesso em: 07 jul. 2021 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652318753685504 |