NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canova Motter, Adriana Fatima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Frison, Marli Dallagnol
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870
Resumo: Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica.
id UFBA-10_1814406d303318c3b12a9a80b07666ef
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24870
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADEObjetivação. Apropriação. Educação escolar.Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2487010.9771/gmed.v10i2.24870Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 91-1032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870/16659Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanova Motter, Adriana FatimaFrison, Marli Dallagnol2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24870Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
title NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
spellingShingle NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
Canova Motter, Adriana Fatima
Objetivação. Apropriação. Educação escolar.
title_short NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_full NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_fullStr NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_full_unstemmed NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
title_sort NEOFORMAÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE
author Canova Motter, Adriana Fatima
author_facet Canova Motter, Adriana Fatima
Frison, Marli Dallagnol
author_role author
author2 Frison, Marli Dallagnol
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canova Motter, Adriana Fatima
Frison, Marli Dallagnol
dc.subject.por.fl_str_mv Objetivação. Apropriação. Educação escolar.
topic Objetivação. Apropriação. Educação escolar.
description Abordamos, neste artigo, o conceito de neoformações desenvolvido pelo psicólogo soviético Alexis N. Leontiev. Seu significado circunscreve estudos psicológicos de constituição do psiquismo que tomam como referência o desenvolvimento humano enquanto indivíduo (ontogênese). Fundamentos histórico-culturais orientam para a compreensão da constituição psíquica a partir da atividade produtiva. Pela atividade, o homem desenvolve um conjunto de funções, habilidades e aptidões – as neoformações – que são objetivadas nos produtos elaborados socialmente e apropriadas a cada nova geração. Neste contexto, pensar a escola enquanto espaço para o desenvolvimento das neoformações em afinidade à pedagogia histórico-crítica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870
10.9771/gmed.v10i2.24870
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i2.24870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24870/16659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 91-103
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517592346624