A dimensão de presença e do performativo no espetáculo de dança-teatro "hd hoje dança"...e aproximações com a "teoria da autopoiese"
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200609 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaWeiss, Silvio LuizBraida, Celso Reni2019-09-13T21:29:25Z2019-09-13T21:29:25Z2019-06-27https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200609TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia.A temática deste TCC refere-se a investigação filosófica do "HD Hoje Dança", apresentado em 2013, caracterizado como um espetáculo híbrido de teatro, dança, música, poesia, fotografia e vídeo, elaborado num processo colaborativo de composição, onde o material disponível em vídeo relativo aos ensaios/laboratórios preparatórios atuaram como performances individuais e tiveram função generativa nas ressignificações dos atores-bailarinos, inclusive para as reelaborações contínuas promovidas desde os quatro atos a partir das vivências produzidas e das reflexões sentidas no fluir dos movimentos na corporeidade. Propôs um tema entranhado de humanidade, com a sucessão da fases da nossa ontogenia, da gestação à decrepitude, num 'linguajear' expressivo-motor característico de tensão nos corpos que assistem. Bem característico da fase pós-dramática nas artes de presença, o HD seguiu um encadeamento com aproximações filosóficas e processos generativos, com pressupostos teóricos da performatividade e com conceitos da Teoria da Autopoiese de Maturana e Varela, voltada aos sistemas biológicos. Em relação ao movimento performativo como arte de presença, o espetáculo refletiu seus aspectos filosóficos no movimento sociocultural e artístico responsável pela transformação paradigmática da corporeidade nas artes de execução; onde as suas formas de expressão rompem com a estética clássica e com as manifestações artísticas convencionais; onde o corpo e suas expressões subvertem a norma cultural, política, ética; onde as formas, posições e deslocamentos corporais tornam-se as principais obras do artista, na teatralidade ou na performance; onde o elemento estético e representacional transforma-se na efemeridade e concretude do 'ato em si mesmo', sem interpretações ficcionais. As dimensões do espetáculo, tanto passada quanto futura, foram substituídas pela presentidade da execução do ator, do performer, do bailarino, conectando-os ao espectador, tornando cada ato um momento coletivo de criação e recriação. Considerado um sistema autopoiético de 3ª ordem, uma 'unidade ecológica organismo-nicho', multidimensional em um 'espaço sensorial-operacional-relacional', foi constituído por um conjunto dos sistemas/unidades autopoiéticas particulares (nós) em constante acoplamento estrutural, promovendo infinitas e novas mudanças estruturais na conduta.Florianópolis, SCFilosofia. Performatividade. Autopoiese. Corporeidade. Presença. Arte.A dimensão de presença e do performativo no espetáculo de dança-teatro "hd hoje dança"...e aproximações com a "teoria da autopoiese"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200609/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC FILOSOFIA - SILVIO LUIZ INDRUSIAK WEISS.pdfTCC FILOSOFIA - SILVIO LUIZ INDRUSIAK WEISS.pdfapplication/pdf1368881https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/200609/1/TCC%20FILOSOFIA%20-%20SILVIO%20LUIZ%20INDRUSIAK%20WEISS.pdf885c771b989aef5b124807b58ec3976aMD51123456789/2006092019-09-13 18:29:26.213oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-09-13T21:29:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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