Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clara Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10578
Resumo: O artigo tem por finalidade refletir como a teoria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e descontinuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regulação cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernética e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido autopoiético do educando.
id RCAP_ee327c83a73072347b8dbd0b9babbb03
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidadesFrom cybernetics to autopoiesis: continuties and descontinuitiesAutopoiesisCibernéticaAprendizagemEducaçãoAutopoiesisCyberneticsLearningEducationO artigo tem por finalidade refletir como a teoria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e descontinuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regulação cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernética e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido autopoiético do educando.The purpose of this article is to reflect how the autopoiesis theory was influenced by the cybernetics and as both contributed to the explanation of the interaction between learning and education phenomenon. We used hermeneutical methodology. We discuss the cybernetic’s emergence. The three cybernetics until 80-90. Cybernetics and biology. Continuities and discontinuities between the biological autopoiesis and the cybernetic self-regulation. Learning, individual’s and community’s self production of meaning, through structural couplings. Observation and Education. In conclusion, we point logical and epistemic incongruities between the study of cybernetic self-regulation and the one of the biological autopoiesis; that some concepts of cybernetics of 2nd order were especially important for the understanding of the observational dimension in the autopoiesis theory of which elapses education; that education processes only produce effective learning when the educators and/or informational contents make possible a reinforcement, a creation, or a flexiblization of the other person’s autopoietic meaning.Universidade do MinhoOliveira, Clara Costa20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10578por"Revista Informática na Educação : teoria & prática". ISSN 1516-084X .12:2 (Jul./Dez. 2009) 23-34.1516-084X1982-1654info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:18:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:18:51Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
From cybernetics to autopoiesis: continuties and descontinuities
title Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
spellingShingle Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
Oliveira, Clara Costa
Autopoiesis
Cibernética
Aprendizagem
Educação
Autopoiesis
Cybernetics
Learning
Education
title_short Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_full Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_fullStr Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_full_unstemmed Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
title_sort Da cibernética à autopoiesis: continuidades e descontinuidades
author Oliveira, Clara Costa
author_facet Oliveira, Clara Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clara Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Autopoiesis
Cibernética
Aprendizagem
Educação
Autopoiesis
Cybernetics
Learning
Education
topic Autopoiesis
Cibernética
Aprendizagem
Educação
Autopoiesis
Cybernetics
Learning
Education
description O artigo tem por finalidade refletir como a teoria da autopoiesis foi influenciada pela Cibernética, e como ambas contribuíram para o esclarecimento da interacção entre os fenómenos de aprendizagem e os de educação. A metodologia utilizada é de tipo hermenêutica. Discute-se o surgimento da Cibernética. As três cibernéticas até aos anos 80-90. Cibernética e Biologia. As continuidades e descontinuidades entre a autopoiesis biológica e a auto-regulação cibernética. Aprendizagem e auto-produção de sentido, via acopulamentos estruturais. Observação e Educação. Em conclusão evidencia-se que existem incongruências lógicas e epistémicas entre o estudo da auto-regulação cibernética e o das autopoiesis biológicas; que a conceitualização da cibernética de 2ª ordem foi especialmente importante para a compreensão da dimensão observacional na teoria autopoiética, da qual decorre a educação; que os processos de educação só produzem aprendizagem efetiva quando os educadores e/ou conteúdos informacionais possibilitam um reforço, uma criação, ou uma flexibilização de sentido autopoiético do educando.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/10578
url https://hdl.handle.net/1822/10578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Informática na Educação : teoria & prática". ISSN 1516-084X .12:2 (Jul./Dez. 2009) 23-34.
1516-084X
1982-1654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544275047481344