A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888 |
Resumo: | A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores. |
id |
UFSC_6bfca25b24990eca5ee79ce0f7a5c9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135888 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIOA Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores.INPEAU/UFSC2015-10-29T12:34:45Z2015-10-29T12:34:45Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888LORENA, ANA LUIZA FREIRE DEPINHO, MARIA LUCIA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T12:34:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135888Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T12:34:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
title |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
spellingShingle |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE |
title_short |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
title_full |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
title_fullStr |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
title_full_unstemmed |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
title_sort |
A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO |
author |
LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE |
author_facet |
LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE PINHO, MARIA LUCIA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
PINHO, MARIA LUCIA SILVA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE PINHO, MARIA LUCIA SILVA |
description |
A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-29T12:34:45Z 2015-10-29T12:34:45Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652116866105344 |