A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: PINHO, MARIA LUCIA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888
Resumo: A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores.
id UFSC_6bfca25b24990eca5ee79ce0f7a5c9bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135888
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIOA Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores.INPEAU/UFSC2015-10-29T12:34:45Z2015-10-29T12:34:45Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888LORENA, ANA LUIZA FREIRE DEPINHO, MARIA LUCIA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T12:34:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135888Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T12:34:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
title A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
spellingShingle A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
title_short A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
title_full A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
title_fullStr A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
title_full_unstemmed A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
title_sort A CONTRIBUIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO
author LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
author_facet LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
PINHO, MARIA LUCIA SILVA
author_role author
author2 PINHO, MARIA LUCIA SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LORENA, ANA LUIZA FREIRE DE
PINHO, MARIA LUCIA SILVA
description A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é uma técnica que objetiva a excelência das relações humanas através do treinamento dos nossos pensamentos e, consequentemente, das nossas atitudes para melhorar nossos desempenhos na vida como um todo. Através do entendimento de como funciona a mente humana, a PNL nos ensina de que forma é possível modelar os pensamentos para alcançar os resultados almejados. No âmbito educacional, este artigo objetiva propor a aplicação desta técnica pelos docentes universitários em suas aulas, como uma forma de quebrar padrões tradicionais de ensino, de auxiliar na melhoria do aprendizado universitário e de estimular a motivação dos alunos perante o conhecimento acadêmico. Neste ínterim, o presente texto apresenta uma pesquisa qualitativa descritiva dos assuntos estudados, considerando tanto a literatura existente como também casos práticos; resultando, portanto, na percepção de que a Programação Neurolinguística pode ser de fato utilizada na docência do Ensino Superior e trazer benefícios para os alunos bem como para seus professores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29T12:34:45Z
2015-10-29T12:34:45Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652116866105344