Barreiras à inovação nas empresas argentinas: novas evidências a partir de microdados
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193431 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2018. |
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Barreiras à inovação nas empresas argentinas: novas evidências a partir de microdadosEconomiaInovaçãoIndústriasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2018.Esta dissertação visa contribuir à ainda pouco volumosa literatura sobre barreiras à inovação para os países em desenvolvimento, em particular para os países sul-americanos, neste caso, a Argentina. Diversas características próprias dos países em desenvolvimento, e das firmas residentes nelas, podem outorgar resultados que mesmo não se afastando muito dos obtidos em outros trabalhos realizados para outros contextos socioeconômicos desvelem peculiaridades daquelas realidades.Este estudo toma proveito da pesquisa Encuesta Nacional de Dinámica de Empleo e Innovación (ENDEI, por sua sigla em espanhol), que contém informações sobre inovação e barreiras à inovação na indústria manufatureira argentina entre os anos 2010 a 2012. Por médio do uso de duas técnicas econométricas: regressão binomial negativa bivariada e Probit multivariado, se investiga a relação entre a intensidade inovadora das empresas e a sua percepção das barreiras de acordo com essa intensidade.Os resultados sugerem que, a partir das características da atividade inovadora aqui utilizados, as barreiras de conhecimento e de suprimento tendem a receber especial atenção como impedimentos para o desenvolvimento de inovações.Abstract : This dissertation aims to contribute to the still little voluminous literature on barriers to innovation for developing countries, particularly for South American countries, in this case, Argentina. Different characteristics befitting to developing countries, and the firms residing in them, can provide results that although not too far from those obtained in other studies carried out for other socioeconomic contexts reveal peculiarities of those realities. This study takes advantage of the ENDEI survey, which contains information on innovation and barriers to innovation in the Argentine manufacturing industry between the years of 2010 to 2012. By using two econometric techniques: bivariate negative binomial regression and multivariate Probit, it is investigated the relation between the companies innovative intensity and their perceptions of barriers according to that intensity. The results suggest that, based on the characteristics of innovative activity used here, knowledge and supply barriers tend to receive special attention as impediments to the development of innovations.Catela, Eva Yamila Amanda da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaFernández Tuesta, Geziel2019-02-21T04:01:42Z2019-02-21T04:01:42Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il., gráfs.application/pdf355439https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193431porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-21T04:01:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/193431Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-21T04:01:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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