A prece ucraniana na pressa da cidade: as renegociações das práticas religiosas ucranianas nos espaços da cidade de Curitiba a partir de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanini, Paulo Augusto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122657
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2013.
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spelling A prece ucraniana na pressa da cidade: as renegociações das práticas religiosas ucranianas nos espaços da cidade de Curitiba a partir de 1960HistóriaUcranianosAspectos religiososCuritiba (PR)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2013.O objetivo deste estudo consiste em compreender como os ucranianos e descendentes, quer ortodoxos quer católicos de rito oriental, após 1960, conseguiram em Curitiba-PR, lidar com os códigos de identificação e de pertencimento religioso, ante as novas propostas de se viver a religião e a cultura em seus bairros urbanizados. Procura investigar também em que medida práticas culturais costumeiras tiveram de ser renegociadas com a finalidade de facilitar a interação com o local de recepção, ao mesmo tempo em que se procurava manter elementos que os identificavam como grupo étnico e religioso. Para tanto, a presente pesquisa se pauta sobretudo em fontes orais (entrevistas e depoimentos) e imagens (da cidade, de ícones, do interior das igrejas e das casas de família). As fontes dizem sobre tensões e subjetividades cujas narrativas se entrelaçam nos detalhes do privado. Dessa forma, busca-se entender a dinâmica de se viver sob normas religiosas e étnicas, ao mesmo tempo em que o novo erguia-se como possibilidades e reinvenções/reinterpretações da cultura. Para construir a narrativa onde se abordam as alterações e permanência de elementos culturais desses ucranianos, observam-se alguns procedimentos metodológicos, tendo como vetores principais para análises: a cidade, o tempo e a memória e práticas devocionais em centro urbanos. O primeiro capítulo, Ucranianos ortodoxos e católicos de rito oriental: o que dizem os nomes, discorre sobre a da estruturação das eparquias ortodoxas e católicos em solo curitibano. O segundo capítulo, Na dinâmica das Eparquias: o tempo e a memória, trata das razões, motivos e pretextos para explicar a existência de ucranianos que se estranhavam na moderna capital do Paraná. O terceiro capítulo, Curitiba: Lugar da pressa e da reinvenção da ucraneidade, aborda Curitiba mais que um lugar de estabelecimento e institui-se como solo de enraizamento das famílias ucranianas. O quarto capítulo, O exercício das religiosidades ucranianas nas igrejas, versa sobre as práticas religiosas das comunidades ucranianas com o intuito de verificar como o lugar e a conveniência puderam influenciar a composição ou a readequação dosritos religiosos, na vida paroquial, e como a memória interveio na aceitação por parte dos mais velhos dessas novas maneiras de rezar. O quinto capítulo, O exercício da religiosidade ucraniana nas casas de família, trata das práticas religiosas exercitados no interior das casas dos bairros Bigorrilho e Água Verde com seus desdobramentos. O sexto capítulo, O pão ucraniano na cidade: os sentidos do ontem e usos de hoje, trata do pão ucraniano, de seus usos sagrados e profanos na cidade.<br>Résumé: L'objectif de cette étude est de comprendre comment les ukrainiens et leurs descendants, orthodoxes ou catholiques du rite oriental, après 1960, ont réussi, à Curitiba dans l'état du Paraná, à côtoyer les codes d'identification et d?appartenance religieuse, face aux nouvelles propositions de vivre la religion et la culture dans leurs quartiers urbanisés. Elle cherche aussi à étudier dans quelle mesure des pratiques culturelles coutumières ont dû être renégociées dans le but de faciliter l'interaction avec le lieu d'accueil, en même temps que l?on cherchait à maintenir des éléments qui les identifiaient en tant que groupe ethnique et religieux. Pour ce faire, la recherche se fonde, surtout, sur des sources orales (entretiens et témoignages) et des images (de la ville, d'icônes, de l'intérieur des églises et des maisons des familles). Les sources parlent de tensions et de subjectivités dont les récits s'entremêlent aux détails du privé. Ainsi, on cherche à comprendre la dynamique qu'il y a à vivre sous des normes religieuses et ethniques, en même temps que le nouveau se dressait comme des possibilités et des réinventions/réinterprétations de la culture. Pour construire le récit où l'on aborde les altérations et la permanence d'éléments culturels de ces ukrainiens, on observe certaines procédures méthodologiques qui ont, comme principaux vecteurs pour des analyses : la ville, le temps, la mémoire et des pratiques de dévotion dans des centres urbains. Le premier chapitre, Orthodoxe ukrainienne et orientale catholiques: ils disent que les noms, adresses la structuration des éparchies orthodoxes et catholiques à Curitiba. Le deuxième chapitre, La dynamique des éparchies: le temps et la mémoire, traite des raisons, des motifs et des prétextes pour expliquer l'existence des Ukrainiens qui perplexe la capitale moderne de Paraná. Le troisième chapitre, Curitiba: Placez l'agitation et la réinvention de ucraneidade, traite de Curitiba plus d'un lieu d'établissement et s'imposant comme terre d'enracinement des familles ukrainiennes. Le quatrième chapitre : L'exercice des religiosités ukrainiennes dans les églises parle des pratiques religieuses ukrainiennes dans le but de vérifier comment le lieu et l'utilité ont pu influencer la composition ou la réadaptation des rites religieux dans lavie paroissiale et comment la mémoire est intervenue dans l'acceptation, de la part des plus vieux, de ces nouvelles manières de prier. Le cinquième chapitre : L'exercice de la religiosité ukrainienne dans les familles porte sur les pratiques religieuses exercées à l'intérieur des maisons des quatiers du Bigorrilho et d'Água Verde et de leurs conséquences. Le sixième chapitre: Le pain ukrainien dans la ville : les sens du hier et les usages d'aujourd'hui parle du pain ukrainien, de ses usages sacrés et profanes dans la ville.Souza, Rogério Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaTamanini, Paulo Augusto2014-08-06T17:12:32Z2014-08-06T17:12:32Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis393 p.| il.application/pdf324726https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122657porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:12:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122657Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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