Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191423 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
id |
UFSC_6ced18cbe5d41f18ed788774ad0d71bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191423 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátricaEducação em EnfermagemEnfermagem PediátricaTecnologia EducacionalSimulação ClínicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos estão ganhando espaço na área da saúde, e especialmente na Enfermagem, a educação clínica baseada em simulação tornou-se uma ferramenta fundamental para a formação de futuros profissionais de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar o impacto da simulação clínica de alta fidelidade no ensino de graduação, na área de enfermagem pediátrica, considerando o desempenho cognitivo e a satisfação. Tratou-se de um estudo experimental, do tipo pré e pós-teste, com abordagem quantitativa, envolvendo 93 alunos da graduação em Enfermagem. Foi produzido a partir da aplicação de quatro cenários simulados propostos junto a acadêmicos de graduação em Enfermagem em diferentes laboratórios de Simulação de Alta Fidelidade no Brasil, pertencentes a três universidades públicas. As atividades de simulação (intervenção), foram oferecidas como atividades extracurriculares ao grupo experimental (n=46). Ao grupo controle (n=47) não foi aplicada nenhuma intervenção, sendo prevista sua participação apenas nas atividades teóricas e teórico-práticas oferecidas nas disciplinas. Foi aplicado, aos dois grupos, um teste estruturado em dois momentos: ao início e ao final da disciplina. Também foi aplicada ao grupo experimental a Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas. Para a análise dos dados, inicialmente foi utilizada a estatística descritiva. Ademais, foi realizada a análise de regressão linear múltipla, para conhecer os fatores relacionados ao efeito da simulação na aquisição do conhecimento. Observou-se que, quando comparadas as médias dos escores obtidos pelos alunos dos dois grupos (GE e GC) os participantes do GE obtiveram, em média, uma pontuação de 4,04 pontos a mais do que o grupo GC. Além disso, os participantes da instituição A tiveram, em média, uma pontuação de 3,89 pontos a mais do que os participantes da B. Em relação à escala de satisfação aplicada, os escores atingiram, em sua maioria, um alto nível, sendo a média observada 9,11. Conclui-se que a simulação clínica de alta fidelidade é um pilar fundamental na formação acadêmica em enfermagem pediátrica, impactando positivamente no aprendizado cognitivo e na satisfação dos participantes.Florianópolis, SCPina, Juliana CoelhoUniversidade Federal de Santa CatarinaNadler, Camila Farinati2018-11-21T13:17:25Z2018-11-21T13:17:25Z2018-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191423porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-21T13:17:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191423Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-21T13:17:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
title |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
spellingShingle |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica Nadler, Camila Farinati Educação em Enfermagem Enfermagem Pediátrica Tecnologia Educacional Simulação Clínica |
title_short |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
title_full |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
title_fullStr |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
title_full_unstemmed |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
title_sort |
Efeito da simulação clínica no aprendizado e satisfação de estudantes de enfermagem pediátrica |
author |
Nadler, Camila Farinati |
author_facet |
Nadler, Camila Farinati |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pina, Juliana Coelho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nadler, Camila Farinati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Enfermagem Pediátrica Tecnologia Educacional Simulação Clínica |
topic |
Educação em Enfermagem Enfermagem Pediátrica Tecnologia Educacional Simulação Clínica |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-21T13:17:25Z 2018-11-21T13:17:25Z 2018-11-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191423 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652083436453888 |