Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chitolina, Diogo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185555
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017
id UFSC_6cfe7c87021df9e6ab25fec169ca5891
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185555
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividadeFísicaRelatividade (Física)Tecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes virtuais compartilhadosFísicaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017Cada vez mais modernas e de acesso facilitado, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm ganhado mais espaço nos ambientes formais de ensino e aprendizagem. Vindo ao encontro da modernização curricular, a abordagem de temas relacionados à Física Moderna e Contemporânea (FMC) ganha novas metodologias e formas de abordagem quando associada às TDIC. O presente trabalho visa discutir a abordagem da relatividade em turmas do ensino médio, discorrer sobre o emprego das TDIC como metodologia didática, apresentar o processo de construção, aplicação e análise de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) voltado para o ensino da relatividade, além de elaborar um guia para docentes que pretendem aplicá-lo em suas classes. A proposta consiste na utilização da plataforma Moodle, explorando suas possibilidades metodológicas durante a abordagem do conjunto de conhecimentos que abarcam a relatividade galileana e a relatividade restrita. O AVEA foi aplicado em duas turmas concluintes do ensino técnico integrado ao ensino médio de uma escola pública federal ao longo de 4 meses. Através de uma análise qualitativa das respostas discursivas, verificou-se indicativos positivos de participação e rendimento dos estudantes. A análise das respostas do questionário de avaliação final revelou ótima aceitabilidade e usabilidade do AVEA pelos estudantes, sugerindo este AVEA como uma possibilidade metodológica para o ensino e aprendizagem do conceito de relatividadeAbstract: Digital information and communication technologies (DICT) have become more and more modern and accessible, and thus has gained more space in formal teaching and learning environments. In line with the process of curricular modernization, the approach of themes related to modern and contemporary physics (MCP) benefits from new methodologies and approaches when associated with DICT. The present work intends: to discuss the approach of relativity in high school classes; to discuss the employment of DICT as a didactic methodology; to present the process of construction, implementation and analysis of a virtual learning environment (VLE) on teaching of relativity and, to develop a step-by-step guide for teachers who want to apply the VLE in their classes. The objective of this proposal is to explore the methodological possibilities of Moodle platform during the teaching process of a set of knowledge connected with Galilean relativity and special relativity. The VLE was applied in two final high school classes of a federal public school over 4 months. Through a qualitative analysis of discursive answers, it was verified positive evidences about students' participation and performance. The analysis of discursive responses reveals great acceptability and usability of VLE by the students, suggesting that VLE is a methodological possibility for teaching and learning the concept of relativity.Santos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaChitolina, Diogo2018-04-13T19:34:45Z2018-04-13T19:34:45Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf350826https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185555porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-13T19:34:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185555Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-04-13T19:34:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
title Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
spellingShingle Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
Chitolina, Diogo
Física
Relatividade (Física)
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais compartilhados
Física
title_short Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
title_full Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
title_fullStr Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
title_sort Desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem para o ensino da relatividade
author Chitolina, Diogo
author_facet Chitolina, Diogo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Chitolina, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Relatividade (Física)
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais compartilhados
Física
topic Física
Relatividade (Física)
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais compartilhados
Física
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2017
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-13T19:34:45Z
2018-04-13T19:34:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 350826
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185555
identifier_str_mv 350826
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| ils., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652302301528064