Tópicos de física contemporânea no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
id |
UFSC_6d1f0182a4adc40a920d8c4fe79bca1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105364 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tópicos de física contemporânea no ensino médioFísica - estudo e ensinoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.0 trabalho consistiu na aplicação de um modulo de ensino com aproximadamente 16 horas-aulas, numa escola de Ensino Médio da rede pública do Estado de Santa Catarina. A partir do Tema Gerador— aparelho de CD, foram explorados conteúdos como eletromagnetismo (motores de passo), introdução A. fisica quântica, laser, reflexão simples e polarizada (sistema óptico), teoria das bandas (semicondutores, diodos, fotodetectores), sistemas analógicos e digitais. Utilizando a proposta metodológica sugerida por Delizoicov e Angotti; que consiste na problematização inicial e na sistematização e aplicação dos conhecimentos numa perspectiva de pesquisa-ação a luz do paradigma antropológico social, procurou-se atingir os objetivos de mostrar que conteúdos contemporâneos e relacionados ao cotidiano dos alunos contribuem significativamente para despertar-lhes o interesse e proporcionar significação dos conteúdos estudados e a viabilidade da inserção de conteúdos contemporâneos neste nível de Ensino. Os resultados obtidos corroboraram as teses iniciais, revelando maior interesse e participação dos alunos no desenvolvimento do trabalho e desmistificando a inviabilidade de se trabalhar com Física Moderna no Ensino Médio. A Física, tratada desta forma revelou-se aos alunos como cultura e conhecimento útil ao nosso dia-a-dia, assim como importante instnunento de tomada de decisões, colaborando para o exercício da cidadania pelos nossos alunos. Destaca-se a colaboração de todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho: comunidade, escola (direção, especialistas, fiincionários e professores) e alunos, que pode contribuir para o amadurecimento do trabalho interdisciplinar na instituição.Pietrocolla, MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaSepka, Fábio Heberton2013-10-18T14:49:58Z2013-10-18T14:49:58Z2013-10-182001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:48:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105364Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:48:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
title |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
spellingShingle |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio Sepka, Fábio Heberton Física - estudo e ensino |
title_short |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
title_full |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
title_fullStr |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
title_sort |
Tópicos de física contemporânea no ensino médio |
author |
Sepka, Fábio Heberton |
author_facet |
Sepka, Fábio Heberton |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pietrocolla, Maurício Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepka, Fábio Heberton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - estudo e ensino |
topic |
Física - estudo e ensino |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2013-10-18T14:49:58Z 2013-10-18T14:49:58Z 2013-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
70 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043207656636416 |