Tópicos de física contemporânea no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepka, Fábio Heberton
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_6d1f0182a4adc40a920d8c4fe79bca1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/105364
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Tópicos de física contemporânea no ensino médioFísica - estudo e ensinoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.0 trabalho consistiu na aplicação de um modulo de ensino com aproximadamente 16 horas-aulas, numa escola de Ensino Médio da rede pública do Estado de Santa Catarina. A partir do Tema Gerador— aparelho de CD, foram explorados conteúdos como eletromagnetismo (motores de passo), introdução A. fisica quântica, laser, reflexão simples e polarizada (sistema óptico), teoria das bandas (semicondutores, diodos, fotodetectores), sistemas analógicos e digitais. Utilizando a proposta metodológica sugerida por Delizoicov e Angotti; que consiste na problematização inicial e na sistematização e aplicação dos conhecimentos numa perspectiva de pesquisa-ação a luz do paradigma antropológico social, procurou-se atingir os objetivos de mostrar que conteúdos contemporâneos e relacionados ao cotidiano dos alunos contribuem significativamente para despertar-lhes o interesse e proporcionar significação dos conteúdos estudados e a viabilidade da inserção de conteúdos contemporâneos neste nível de Ensino. Os resultados obtidos corroboraram as teses iniciais, revelando maior interesse e participação dos alunos no desenvolvimento do trabalho e desmistificando a inviabilidade de se trabalhar com Física Moderna no Ensino Médio. A Física, tratada desta forma revelou-se aos alunos como cultura e conhecimento útil ao nosso dia-a-dia, assim como importante instnunento de tomada de decisões, colaborando para o exercício da cidadania pelos nossos alunos. Destaca-se a colaboração de todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento do trabalho: comunidade, escola (direção, especialistas, fiincionários e professores) e alunos, que pode contribuir para o amadurecimento do trabalho interdisciplinar na instituição.Pietrocolla, MaurícioUniversidade Federal de Santa CatarinaSepka, Fábio Heberton2013-10-18T14:49:58Z2013-10-18T14:49:58Z2013-10-182001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-02T17:48:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/105364Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-02T17:48:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tópicos de física contemporânea no ensino médio
title Tópicos de física contemporânea no ensino médio
spellingShingle Tópicos de física contemporânea no ensino médio
Sepka, Fábio Heberton
Física - estudo e ensino
title_short Tópicos de física contemporânea no ensino médio
title_full Tópicos de física contemporânea no ensino médio
title_fullStr Tópicos de física contemporânea no ensino médio
title_full_unstemmed Tópicos de física contemporânea no ensino médio
title_sort Tópicos de física contemporânea no ensino médio
author Sepka, Fábio Heberton
author_facet Sepka, Fábio Heberton
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pietrocolla, Maurício
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepka, Fábio Heberton
dc.subject.por.fl_str_mv Física - estudo e ensino
topic Física - estudo e ensino
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2013-10-18T14:49:58Z
2013-10-18T14:49:58Z
2013-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043207656636416