Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241739 |
Resumo: | Considerando o estabelecimento de uma nova dinâmica cultural contemporânea inerente ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, é perceptível que a educação e a formação de professores acabam sendo impactadas pelas demandas atreladas a essa nova cultura. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os êxitos e limites da proposta do curso de especialização em educação na cultura digital, evidenciados em sua oferta-piloto, levando em consideração as percepções de seus coordenadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas de caráter semiestruturado com o coordenador da oferta-piloto do curso de especialização e com a coordenadora administrativa do projeto de criação do curso. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que alguns elementos centrais na perspectiva teórico metodológica do curso acabaram não se efetivando e precisariam passar por uma reformulação. O alto índice de evasão de cursistas acabou comprometendo as ambições do curso quanto a sua abrangência e metas. Assim, a oferta-piloto acabou cumprindo o seu papel ao verificar os êxitos e limites de uma proposta outrora idealizada, trazendo à tona uma avaliação visando o seu aperfeiçoamento. |
id |
UFSC_6d258e73a302ee344b62ca4b14d1c0da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241739 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-pilotoEducaçãoFormação continuadaCultura digitalConsiderando o estabelecimento de uma nova dinâmica cultural contemporânea inerente ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, é perceptível que a educação e a formação de professores acabam sendo impactadas pelas demandas atreladas a essa nova cultura. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os êxitos e limites da proposta do curso de especialização em educação na cultura digital, evidenciados em sua oferta-piloto, levando em consideração as percepções de seus coordenadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas de caráter semiestruturado com o coordenador da oferta-piloto do curso de especialização e com a coordenadora administrativa do projeto de criação do curso. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que alguns elementos centrais na perspectiva teórico metodológica do curso acabaram não se efetivando e precisariam passar por uma reformulação. O alto índice de evasão de cursistas acabou comprometendo as ambições do curso quanto a sua abrangência e metas. Assim, a oferta-piloto acabou cumprindo o seu papel ao verificar os êxitos e limites de uma proposta outrora idealizada, trazendo à tona uma avaliação visando o seu aperfeiçoamento.2022-10-31T12:24:47Z2022-10-31T12:24:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241739Silveira, JulianoPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-31T12:24:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241739Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-31T12:24:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
title |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
spellingShingle |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto Silveira, Juliano Educação Formação continuada Cultura digital |
title_short |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
title_full |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
title_fullStr |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
title_full_unstemmed |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
title_sort |
Educação na cultura digital e formação continuada de professores de escolas públicas: percepções de gestores a partir da sua oferta-piloto |
author |
Silveira, Juliano |
author_facet |
Silveira, Juliano Pires, Giovani De Lorenzi |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Giovani De Lorenzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Juliano Pires, Giovani De Lorenzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação continuada Cultura digital |
topic |
Educação Formação continuada Cultura digital |
description |
Considerando o estabelecimento de uma nova dinâmica cultural contemporânea inerente ao desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, é perceptível que a educação e a formação de professores acabam sendo impactadas pelas demandas atreladas a essa nova cultura. Dessa forma, o objetivo do presente artigo é refletir sobre os êxitos e limites da proposta do curso de especialização em educação na cultura digital, evidenciados em sua oferta-piloto, levando em consideração as percepções de seus coordenadores. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas de caráter semiestruturado com o coordenador da oferta-piloto do curso de especialização e com a coordenadora administrativa do projeto de criação do curso. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que alguns elementos centrais na perspectiva teórico metodológica do curso acabaram não se efetivando e precisariam passar por uma reformulação. O alto índice de evasão de cursistas acabou comprometendo as ambições do curso quanto a sua abrangência e metas. Assim, a oferta-piloto acabou cumprindo o seu papel ao verificar os êxitos e limites de uma proposta outrora idealizada, trazendo à tona uma avaliação visando o seu aperfeiçoamento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-10-31T12:24:47Z 2022-10-31T12:24:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241739 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041768740880384 |