FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Juliano
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264
Resumo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações.
id UFSC_1a6fbc58936050c01923d7674b0de8c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241264
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTESEducação FísicaCultura DigitalFormação ContinuadaEste estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações.2022-10-26T12:37:01Z2022-10-26T12:37:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264Silveira, JulianoPires, Giovani De Lorenziporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T12:37:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241264Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-26T12:37:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
title FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
Silveira, Juliano
Educação Física
Cultura Digital
Formação Continuada
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES
author Silveira, Juliano
author_facet Silveira, Juliano
Pires, Giovani De Lorenzi
author_role author
author2 Pires, Giovani De Lorenzi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Juliano
Pires, Giovani De Lorenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Cultura Digital
Formação Continuada
topic Educação Física
Cultura Digital
Formação Continuada
description Este estudo tem como objetivo refletir sobre percepções dos professores/ cursistas acerca do desenvolvimento do Núcleo Específico de Educação Física na oferta do curso de especialização em Educação na cultura digital. Para a produção dos dados da presente investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 professores de Educação Física participantes do citado núcleo. Quanto à ferramenta metodológica adotada para a interpretação dos dados produzidos em campo, a escolha recaiu sobre a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a tematização das TDIC na formação de professores é de suma importância tendo em vista a dinâmica cultural contemporânea e a necessidade de uma educação coerente com o século XXI. Nessa perspectiva, a própria experiência dos docentes e suas percepções sobre a abordagem dessas temáticas em sua formação continuada, podem fornecer elementos importantes para a qualificação de tais ações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-10-26T12:37:01Z
2022-10-26T12:37:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652065322303488